Pouco mais de 100 dias atrás, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro e empataram por 1 a 1 na Arena MRV. Já neste domingo (25/1), o estádio alvinegro, em Belo Horizonte, será palco de um novo clássico. E desde esse último encontro, o Galo perdeu o capitão daquele jogo e outros quatro titulares.
Em uma noite de quarta-feira, em 15 de outubro de 2025, os rivais duelaram na Arena MRV, e o Cruzeiro abriu o placar com Matheus Pereira no início do segundo tempo, mas Ruan Tressoldi empatou três minutos depois. O jogo, que ficou marcado por polêmicas de arbitragem, foi válido pela 28ª rodada do Brasileirão.
Naquela partida, o Atlético entrou em campo com Everson; Saravia, Ruan Tressoldi e Iván Román; Gustavo Scarpa, Gabriel Menino, Fausto Vera e Guilherme Arana; Bernard, Rony e Dudu. No segundo tempo, Natanael, Reinier, Caio Paulista, Hulk e Biel entraram.
Galo está sem o capitão
A principal baixa do Atlético para 2026 foi a saída de um dos ídolos recentes. Após seis temporadas, com direito a várias provocações ao Cruzeiro, Guilherme Arana deixou a Cidade do Galo e já até estreou com a camisa do Fluminense.
No último clássico, o camisa 13 do Atlético foi o capitão da equipe. Na despedida dos duelos com o Cruzeiro pelo Galo, Arana não só ficou com a braçadeira, como deu a assistência para Ruan Tressoldi marcar e levou um cartão amarelo, o que pode ter provocado a saída precoce – foi substituído por Caio Paulista aos 15 do segundo tempo.
Atlético perdeu alguns titulares
A escalação do Atlético para o último clássico também aponta que o time não conta mais com outros três titulares. Renzo Saravia iniciou aquele jogo, mas não renovou o contrato e deixou o Galo ao fim da temporada. Já Gabriel Menino e Fausto Vera foram emprestados pelo clube a Santos e River Plate-ARG, respectivamente.
O outro titular que o Atlético perdeu para o clássico de domingo (25/1) pode voltar futuramente. Escolhido por Sampaoli no derradeiro clássico, Ivan Román está no departamento médico em recuperação de uma fratura na mão. Curiosamente, ele estava com essa lesão no clássico e ficou marcado por uma polêmica, já que reclamou bastante após Kaio Jorge apertar o machucado.
Além desses titulares, Caio Paulista deixou o Atlético – foi contratado pelo Grêmio – e não está disponível para entrar na etapa final. Já Biel ainda faz parte do elenco alvinegro, mas ainda não foi relacionado por Jorge Sampaoli em 2026 e pode deixar a Cidade do Galo.