O técnico Jorge Sampaoli expôs um aspecto que o preocupa no meia Gustavo Scarpa. O comandante do Atlético falou sobre o posicionamento do jogador, citou características e revelou uma cobrança constante.
O camisa 10 alvinegro foi reserva na vitória do Galo por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no domingo (25/1), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, mas entrou bem e criou boas oportunidades na Arena MRV. Após a partida, Sampaoli disse que enxerga o atleta como um meia pela direita, mas citou a falta de combatividade como algo a ser trabalhado.
“Eu acho que Gustavo é um jogador que está construído para jogar de ponta, com a perna trocada. Por dentro pode jogar, porque joga bem, mas desconhece um pouco as posições defensivas. Acho que ele precisa, para jogar por dentro, precisa de uma construção diferente”, disse o treinador.
“Nós reivindicamos sempre que é um jogador com muita qualidade, mas tem que somar mais ações defensivas, porque o futebol pede isso. Então, quando você vê os dados e as ações ofensivas e defensivas de Gustavo há muita diferença. Acho que estamos trabalhando para cortar, para que seja um jogador que compita por um lugar dentro do time”, prosseguiu.
“Futebol não permite”
Isso ajuda a explicar porque Scarpa foi reserva em algumas oportunidades no fim de 2025 – incluindo a final da Copa Sul-Americana. Nos últimos oito jogos da equipe, o meia só iniciou um deles.
Diante do Cruzeiro, o lateral-direito Angelo Preciado foi acionado no setor. Ao ser substituído por entorse no tornozelo, Sampaoli optou por deslocar Bernard para a ponta e acionar Igor Gomes por dentro.
Scarpa entrou apenas aos 22 minutos do segundo tempo e conseguiu gerar ao menos duas jogadas de perigo. A boa atuação pode render mais minutos, mas para isso ele terá que mostrar maior comprometimento ofensivo ao treinador argentino.
“Nós precisamos de muita ajuda em todos os lugares do campo, não somente olhar o gol adversário, porque muitas vezes há que defender o próprio gol. Hoje o futebol não permite jogar com um, dois jogadores a menos que têm menos ações defensivas de recuperação de bola. É um tema de trabalho, de convencê-lo de que tem muita capacidade física para poder fazer isso”, enfatizou.
A título de comparação, o No Ataque buscou as estatísticas defensivas de Scarpa e de Bernard no Brasileiro de 2025. Apesar de metade da competição ter sido disputada com Cuca no comando da equipe, os números podem ajudar no debate.
Números defensivos de Scarpa no Brasileiro de 2025*
- Interceptações – 0,4
- Desarmes – 0,4
- Posse ganha – 0,4
- Bolas recuperadas – 3,1
- Dribles sofridos – 0,3
- Cortes – 0,7
- Chutes bloqueados – 0,1
- Faltas cometidas – 0,6
Números defensivos de Bernard no Brasileiro de 2025
- Interceptações por jogo – 0,3
- Desarmes – 0,9
- Posse ganha – 0,4
- Bolas recuperadas – 1,8
- Dribles sofridos – 0,5
- Cortes – 0,3
- Chutes bloqueados – 0,7
- Faltas cometidas – 0,8
*Médias por jogo via Sofascore
Scarpa no Atlético
Scarpa está no Atlético desde o início de 2024. Ele viveu os melhores momentos com a camisa do Galo justamente como ala pela direita, sob o comando de Gabriel Milito.
Naquela temporada, marcou nove gols e deu 11 assistências em 65 jogos. Em 2025, foram três bolas nas redes e 12 passes para companheiros marcarem.
O contrato dele com o clube vai até dezembro de 2027. Como meia pela direita, ele ainda tem como concorrentes Natanael, Alan Franco, Alan Minda, Júnior Santos, Cuello e Cadu.