A reportagem de No Ataque confessa: em meio a tantos lances de genialidade e jogadas decisivas, foi tarefa árdua escolher apenas cinco gols para representar a trajetória de Hulk com a camisa do Atlético. No dia em que o paraibano completa cinco anos desde a chegada ao Galo (29/1), este material reúne momentos marcantes do camisa 7 pelo Galo.
A trajetória de Hulk pelo Atlético é incontestável. Com atuações decisivas, golaços e identificação com a torcida, o atacante construiu de forma sólida a reputação de ídolo junto a uma das torcidas mais fiéis do Brasil.
Até aqui, esta história conta com 136 gols e 53 assistências em 290 partidas. Pelo Galo, o jogador foi a referência técnica nas conquistas de Campeonatos Mineiros (2021 a 2025), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Cinco gols marcantes de Hulk no Atlético
- 28/11/2021 – Gol de falta contra o Fluminense no Brasileiro
O primeiro ano de Hulk em Belo Horizonte foi o mais impactante em termos de desempenho. Com qualidade técnica e imposição física, o camisa 7 empilhava grandes exibições praticamente a cada três dias e impressionava o país.
Antes do duelo pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético estava com “uma mão na taça” nacional, perto de encerrar jejum que durava 50 anos. O susto foi grande quando Manoel abriu o placar para o Fluminense aos 13 minutos da etapa inicial no Mineirão, em Belo Horizonte.
Mas o atacante veria novamente sua estrela brilhar. Primeiro, empatou de pênalti aos 37 minutos do primeiro tempo. Depois, com cobrança de falta de média distância que pareceu expurgar males aos 14 minutos da etapa complementar, Hulk abriu o caminho para o tricampeonato alvinegro.
- 22/6/2022 – Gol sobre o Flamengo na Copa do Brasil
Em 2022, o Atlético já havia vencido a Supercopa do Brasil contra o Flamengo e reencontrava o principal rival interestadual nas oitavas de final da Copa do Brasil. O clima no Mineirão era de expectativa e ansiedade por parte dos alvinegros.
Esta tensão foi deixada de lado logo aos 6 minutos de jogo, quando Hulk foi acionado por passe em profundidade do lateral-direito Mariano. Na saída do goleiro Diego Alves, o atacante deu toque preciso por cobertura, mesmo “distante” da meta adversária, e abriu o placar no Gigante da Pampulha.
- 3/7/2023 – Gol de falta contra o Cruzeiro
Um dos gols mais bonitos de Hulk com a camisa do Atlético foi marcado contra o Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela nona rodada do Brasileiro.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Galo teve uma falta praticamente do meio-campo, e o camisa 7 se posicionou para cobrar. O goleiro Rafael Cabral entendeu que não havia necessidade de falta, mas logo se arrependeu.
Hulk acertou uma forte finalização que chegou a 131km/h e balançou a rede para o alvinegro, que venceu o clássico por 1 a 0.
- 19/10/2024 – Gol de fora da área contra o Vasco
Além de ser bonito, o gol de Hulk contra o Vasco na semifinal da Copa do Brasil foi decisivo. Após vencer na ida por 2 a 1, o Atlético perdia o jogo em São Januário, no Rio de Janeiro, por 1 a 0.
Aos 37’, no entanto, surgiu a estrela do jogador. Ele recebeu do meia Gustavo Scarpa na entrada da área, do lado direito, e chapou no ângulo, sem chances para o goleiro Léo Jardim. O tento colocou o alvinegro na final da competição.
- 5/11/2025 – Gol 500 na carreira (contra o Bahia)
Não foi um jogo marcante, mas a vitória do Atlético por 3 a 0 sobre o Bahia, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro, contou com um gol especial para Hulk.
Aos 21 minutos do primeiro tempo, o camisa 7 recebeu passe do lateral-esquerdo Guilherme Arana, parou na zaga no primeiro chute, mas acertou o cantinho do goleiro no segundo.
Ao abrir o placar, Hulk chegou a 500 gols na carreira, uma marca atingida por poucos jogadores na história do futebol mundial. A marca rendeu homenagens e placar por parte do clube mineiro.