O Barcelona anunciou a renovação de contrato com a joia Lamine Yamal, nesta segunda-feira (2/10). O novo vínculo do atacante espanhol terá validade até 30 de junho de 2026.
A multa rescisória da promessa de La Masia é de um bilhão de euros (R$ 5,3 bilhões, na cotação atual), de acordo com o jornalista Fabrizio Romano. Aos 16 anos, o ponta estendeu seu compromisso com o Barça ‘apenas’ por três anos, isso porque a Fifa não permite vínculos maiores quando se trata de jogadores menores de idade.
A renovação de contrato de Lamine Yamal já havia sido revelada pelo técnico Xavi há algumas semanas, mas a cerimônia oficial do acordo foi marcada apenas para hoje. Diante disso, o Barcelona pôde oficializar a extensão da joia, que está relacionada para o duelo desta quarta-feira diante do Porto, pela segunda rodada do Grupo H da Champions League.
Yamal é recordista pela Espanha
Após já ter demonstrado muito potencial desde sua estreia no profissional, Yamal é detentor de dois recordes expressivos aos 16 anos pela Seleção da Espanha.
Na goleada sobre a Geórgia pelas Eliminatórias da Eurocopa, a cria de La Masia se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo pela equipe nacional e também o atleta mais novo a marcar um gol na história da seleção espanhola.
A tendência é que Lamine Yamal seja opção no banco de reservas no duelo com o Porto pela Champions, mas Xavi costuma dar minutos para o menino. A oportunidade, no entanto, depende do andar da partida, contra ao time mais complicado da chave, que também conta com Shaktar Donetsk e Royal Antwerp. Os catalães lideram o Grupo H com três pontos.