FUTEBOL INTERNACIONAL

Rolê aleatório: famoso ex-jogador do Barcelona é flagrado na Avenida Paulista

Ex-jogador de Barcelona, Arsenal e Seleção da Espanha foi encontrado 'turistando' em São Paulo; relembre a carreira dele
Foto do autor
Compartilhe

Os fãs de futebol que caminhavam pela Avenida Paulista, em São Paulo, foram surpreendidos com uma presença “ilustre”. O lateral-direito espanhol Hector Bellerín, ex-jogador do Barcelona e hoje no Real Betis, da Espanha, passeava pela via “turistando” pela cidade.

A foto de Bellerín publicada pelo estudante de jornalismo Bruno Pantarotto no X (antigo twitter) viralizou e rendeu muitos comentários de internautas surpresos com a presença do atleta na capuital paulista. O jornalista em formação disse: “se amigos meus não tivessen falado sobre a presença dele na (Avenida) Paulista, eu teria achado que (o Bellerín) era um estudante de moda da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado)”.

Hector é famoso por ter estilo “fora do convencional” para um jogador de futebol. Ele se interessa por moda, usa mullet (penteado que era febre nos anos 70 e 80), veste-se de maneira considerada “alternativa” e é vegano – ou seja, não consome nenhum tipo de alimento com origem animal. Além disso, o espanhol tem posicionamento social à esquerda e comenta assuntos relacionados a política, machismo e sustentabilidade. Por isso, Pantarotto o associou a um “estudante de moda da FAAP”.

Carreira de Hector Bellerín

Bellerín surgiu como grande promessa das categorias de base do Barcelona entre 2010 e 2011, ano em que foi vendido para o Arsenal, da Inglaterra, quando tinha apenas 15 anos.

Ele estreou como jogador profissional em 2013, pelo time inglês, com 17 anos. Meses depois, foi emprestado ao Watford, que disputava a Segunda Divisão inglesa. Em 2014, o espanhol retornou ao Arsenal e, no mesmo ano, consolidou-se como titular absoluto da posição.

Auge no Arsenal

Na temporada 2015/2016, Bellerín foi eleito o melhor lateral-direito da Premier League – era peça-chave para o time treinado pelo francês Arséne Wenger, vice-campeão da competição.

Héctor era considerado um dos jogadores mais rápidos do planeta naquela época. Em abril de 2015, em partida pelo Arsenal, chegou a “bater recorde” do velocista jamaicano Usain Bolt, o “homem mais rápido do mundo”: correu 40 metros em apenas 4,42 segundos, enquanto a lenda do atletismo, no dia que alcançou o recorde mundial dos 100 metros rasos, completou os 40 metros iniciais em 4,64 segundos.

O bom desempenho de Bellerín no início da carreira rendeu algumas convocações para a Seleção da Espanha, inclusive para disputar a Eurocopa de 2016.

Saída do Arsenal, retorno ao Barcelona e identificação com o Real Betis

As últimas temporadas do jogador no Arsenal, no entanto, foram marcadas por lesões que o impediram de retornar à boa forma de outrora. Em 2021, ele foi emprestado ao Betis, onde fez boa temporada. No ano seguinte, o lateral retornou ao Barcelona, mas teve passagem apagada, com apenas seis jogos. Seis meses depois, no início de 2023, transferiu-se para o Sporting, de Portugal.

No time português, Bellerín também não se destacou e, após um semestre, em junho de 2023, o defensor retornou ao Betis, onde conseguiu voltar a jogar bem e com mais frequência.

Héctor é muito identificado com a torcida do time espanhol. Embora nunca tenha conseguido retomar a forma que o colocou entre os melhores laterais do mundo em 2015/2016, pelo Arsenal, firmou-se um titular importante da equipe sevilhana.

Números de Bellerín na carreira

  • Arsenal: 229 partidas, 9 gols e 29 assistências
  • Real Betis: 61 partidas e seis assistências
  • Barcelona: sete partidas
  • Sporting: 13 partidas e um gol
  • Seleção da Espanha: quatro partidas
Compartilhe