FUTEBOL INTERNACIONAL

Multicampeão pelo Barcelona anuncia aposentadoria aos 41 anos

Jogador que venceu diversos títulos por Barcelona, Manchester City e seleção anunciou aposentadoria após quase 20 anos de carreira profissional
Foto do autor
Compartilhe

Multicampeão pelo Barcelona, da Espanha, e pelo Manchester City, da Inglaterra, o goleiro chileno Claudio Bravo, de 41 anos, anunciou nesta segunda-feira (27/8) a aposentadoria do futebol em vídeo publicado no Instagram.

“Olá a todos, por meio deste vídeo gostaria de dizer que vou deixar o futebol profissional”, disse ele no vídeo, que agradeceu aos companheiros e clubes onde jogou e à Seleção do Chile.

A carreira de Claudio Bravo

O goleiro iniciou a carreira profissional em 2003, quando estreou pelo gigante chileno Colo Colo, onde conquistou dois títulos do campeonato nacional (Apertura e Claurusa).

Em 2006, Bravo chegou à Espanha, para defender o Real Sociedad, time pelo qual mais atuou na carreira: foram oito temporadas à frente da baliza da equipe do País Basco.

Multicampeão por Barcelona e Manchester City

Em 2014, Claudio foi vendido para o Barcelona, onde foi multicampeão: conquistou uma Champions League, um Mundial de Clubes, dois Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.

No time catalão, Bravo emendou oito rodadas sem sofrer nenhum gol no campeonato, somando 755 minutos de invencibilidade. O recorde ainda está vigente na história do Barça.

A dura disputa pela titularidade com o então jovem alemão Ter Stegen fez o chileno se transferir para o Manchester City de Pep Guardiola em 2016, com o qual conquistou outros oito títulos nacionais, incluindo duas Premier Leagues.

Fim da carreira na Espanha

Em 2020, Claudio Bravo voltou para a Espanha – desta vez, para defender o Real Betis, último time pelo qual atuou na carreira.

Quero “agradecer ao Colo Colo, agradecer à Real Sociedad, agradecer ao Fútbol Club Barcelona, agradecer ao Manchester City, agradecer também ao Real Betis Balompié, agradecer a todos os companheiros que pude ter ao longo da minha carreira”, disse Bravo no vídeo de despedida.

Recordista pela Seleção Chilena

Bravo também foi capitão e peça-chave da chamada “Geração de Ouro” da Seleção Chilena, que conquistou as Copas América de 2015 e 2016, únicos títulos da equipe nacional na história.

“Foi a coisa mais maravilhosa que pude fazer nesta bela carreira, disputar duas Copas do Mundo, disputar a Copa América, conquistar dois títulos pelo Chile, acho que para mim o orgulho foi máximo pela seleção nacional”, disse o veterano.

O goleiro foi fundamental na seleção até os últimos dias e ainda bateu recorde na última Copa América, disputada nos Estados Unidos, em 2024: na primeira rodada do Grupo A da competição, contra o Peru, aos 41 anos e 77 dias, Bravo se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida em qualquer edição do torneio. Ele superou a marca do goleiro boliviano Carlos Truco, que detinha o recorde desde 1977, quando entrou em campo com 39 anos e 322 dias.

Compartilhe