O jogador Lamine Yamal é frequentemente comparado ao argentino Lionel Messi, por serem joias do Barcelona e terem tido ascensão meteórica. Dessa forma, criou-se uma expectativa de idolatria do jovem jogador pelo oito vezes bola de ouro. Mas, contra a corrente, Yamal demonstrava favoritismo por Neymar, e descrevia o brasileiro como “algo totalmente diferente” já visto. Mudança de opinião ou vencido pelo cansaço, questionado mais recentemente sobre a lenda culé, o espanhol cedeu e, em entrevista à CBS News, disse: “Para mim, Messi é o melhor da história”.
Yamal sempre fez questão de deixar evidente a admiração por Neymar. O jovem diz se inspirar no brasileiro e sempre que possível faz menção a ele.
Em janeiro deste ano, em entrevista ao canal CNN, Yamal disse ter acompanhado o camisa 10 do Santos antes mesmo da ida ao Barcelona e que cresceu o vendo brilhar pelo time catalão: “Foi incrível vê-lo jogar”.
“O Neymar sempre foi meu ídolo. Ele é uma estrela e uma lenda do futebol”
Lamine Yamal em entrevista à CNN, em janeiro de 2025
Como as comparações são inevitáveis em relação às joias da casa, na ocasião ele foi perguntado sobre Messi, mas não hesitou em exaltar Neymar: “Foi incrível vê-lo jogar pelo Barcelona. Sim, é verdade que havia o Messi, que também era incrível, mas, para mim, o Neymar era algo totalmente diferente”,
Lamine Yamal e Lionel Messi
Em entrevista na semana passada à CBS News, o jogador, que é considerado uma das maiores promessas do futebol mundial, seguiu por outro caminho e, desta vez, enalteceu o argentino.
“Eu o respeito pelo que ele foi e pelo que ele representa para o futebol. Se algum dia nos encontrarmos em um campo de futebol, haverá esse respeito mútuo. Para mim, ele é o melhor da história.”
O jovem blaugrana, no entanto, prefere não alimentar comparações entre os dois: “Nós dois sabemos que eu não quero ser o Messi, e o Messi sabe que eu não quero ser ele. Quero seguir meu próprio caminho”.
“Não tenho a menor intenção de jogar como ele, ou de usar a camisa número 10 que ele usava, ou algo do tipo”
Lamine Yamal em entrevista à CBS News