O zagueiro uruguaio Ronald Araújo, do Barcelona, viajou para Tel Aviv, em Israel, após pedir tempo ao clube para cuidar da saúde mental. O jogador já se mostrou muito religioso em outros momentos e atualmente enfrenta dificuldades psicológicas. A última atuação do atleta pela equipe Culé foi em 25 de novembro, na derrota por 3 a 0 para o Chelsea, no Stamford Bridge – na ocasião ele foi expulso aos 44 minutos do primeiro tempo.
Desde o ocorrido Araújo não treina com o time, e em entrevista coletiva no dia 1º deste mês, o técnico Hansi Flick falou sobre a situação do jogador: “Não está preparado. É uma situação privada e não quero falar mais nada. Peço para que o respeitem, por favor. É o que eu posso e quero dizer”.
De acordo com o Diário Sport, o intuito é fazer uma viagem religiosa e cultural, com visitas à lugares espirituais, a fim de que o zagueiro recupere suas forças e estabilidade, para voltar mais forte ao clube Catalão.
Ronald Araújo no Barcelona
Ronald Araújo vem sendo muito criticado pela torcida do Barcelona. Antes titular absoluto e figura de liderança da equipe, o uruguaio passa agora por instabilidade nas atuações, no relacionamento com os culés e com a saúde mental.
Vale lembrar que o zagueiro de 1,92 de altura sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, em julho de 2024, que o tirou de campo por 147 dias e 29 jogos.
Araújo atuou por 17 jogos nesta temporada – quatro pela Liga dos Campeões, 11 pelo Campeonato Espanhol, um amistoso pela Seleção do Uruguai e um pela Eliminatória da Copa do Mundo. O zagueiro marcou dois gols.
Ronald Araújo foi contratado pelo Barcelona em 2018, quando tinha apenas 19 anos de idade, mas já era capitão da Seleção Uruguaia Sub-20. O jovem era considerado um prodígio da zaga (ele assinou por cinco temporadas)
Em janeiro deste ano, o clube Catalão anunciou renovação do jogador até junho de 2031
O uruguaio já conquistou dois títulos do Campeonato espanhol, duas Copa do Rey e duas Supercopa da Espanha, todos pelo Barcelona.