Rafinha Alcântara anunciou aposentadoria do futebol aos 32 anos, nesta segunda-feira (22/12). Ele defendeu a camisa da Seleção Brasileira e de grandes clubes do futebol europeu.
A última equipe que ele jogou foi o Al-Arabi, do Catar, quando sofreu uma grave lesão no joelho. Pela equipe, disputou 40 jogos e marcou nove gols.
“Chegou o momento de me aposentar do futebol. Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão séria no meu joelho, que infelizmente me impede de voltar a competir no mais alto nível. Aceitar isso não foi fácil. O futebol foi a minha vida desde que me lembro, e entender que não poderia mais me dedicar a ele, como sempre fiz, foi um processo difícil”, esclareceu nas redes sociais.
Rafinha seguiu os passos da família no futebol. O irmão, Thiago Alcântara, também teve passagens por gigantes do futebol europeu, e o pai, Mazinho, foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994.
Carreira de Rafinha
Rafinha foi campeão da Champions League ao lado dos atacantes Neymar, Lionel Messi e Luis Suárez, em 2015. Ele teve passagens por PSG, Inter de Milão, Celta de Vigo e Real Sociedad.
Pela Seleção Brasileira, o jogador integrou o elenco que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica no Rio de Janeiro, em 2016.