O Bayern World Squad, projeto do Bayern de Munique, gigante da Alemanha que agrupa 23 jovens talentos de todo mundo aspirantes a um contrato profissional, tem representantes de 14 países – entre eles, o Brasil, que conta com dois atletas. Um deles é mineiro e já jogou no time profissional do Ipatinga. Outro é filho de ex-jogador do Santos. Conheça eles.
Nascido em Coronel Fabriciano, na região sudeste de Minas Gerais, o volante Gustavo Telles participa do programa pela segunda vez. No ano passado, ele se destacou: foi titular e capitão da equipe de jovens talentos em amistoso contra o time sub-19 do Bayern e fez o gol da vitória por 1 a 0, de pênalti.
“Gustavo foi muito bem ano passado, e nós o convidamos de novo. Ele está indo muito bem nos treinos, vamos ver agora nos amistosos. Eu me lembro dos jogos dele na edição passada, e espero que seja ainda melhor este ano”, disse o ex-atacante holandês Roy Makaay, que teve passagem vitoriosa pelo gigante alemão entre 2003 e 2007. Ele é o técnico do Bayern World Squad pelo segundo ano consecutivo.
Neste ano, Gustavo têm se destacado novamente – apesar de o time de jovens talentos ter perdido os três jogos que fez, no estilo de fut-7 (em campo de futebol society), o volante brasileiro marcou gol na derrota por 3 a 1 para o The Town FC.
Gustavo já jogou pelo Ipatinga
O jovem de 19 anos jogou nas categorias de base do Atlético Goianiense e do Bahia antes de chegar ao Ipatinga, em 2023, para o Sub-20. Neste ano, foi emprestado ao Rondoniense para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, e, após a eliminação da equipe na primeira fase da competição, voltou ao time mineiro e foi integrado ao elenco profissional.
Gustavo Telles está morando em Munique há três meses, dedicando-se integralmente ao projeto do Bayern.
- Leia também: Série D 2024: veja a tabela do Ipatinga
Filho de ex-Santos também participa
O atacante Maycon Cardozo, de apenas 15 anos, é o integrante mais jovem do Bayern World Squad deste ano. A princípio, ele não participaria do projeto – mas, após um atleta do Kosovo se lesionar, o brasileiro foi chamado para substituí-lo.
Maycon é filho do ex-volante do Santos Douglas Cardozo, que foi revelado pelo clube paulista e atuou por lá entre 2001 e 2003 e em 2005 (passagens intercaladas por um empréstimo ao Goiás). Depois, o ex-jogador passou por Suíça, Espanha, Polônia, Itália, e voltou ao Brasil em 2009, ano em que jogou por Americana e Atlético Sorocaba, times do interior de São Paulo. Em 2010, atuou pelo Uberaba e, no mesmo ano, se transferiu para o Buriram United, da Tailândia, iniciando passagem de mais de dois anos pelo país asiático, onde jogou por diversas equipes até se aposentar, na temporada 2022/2023.
Maycon nasceu no Brasil, mas mudou-se para a Tailândia com apenas dois anos. Ele cresceu no país asiático, onde o pai passou a maior parte da carreira, e é fluente em tailandês.
Bayern World Squad caminha para o fim
O projeto está adentrando a reta final, em que disputará torneio de partidas em campos oficiais, com equipes completas (cada uma com 11 jogadores).
Nesta terça-feira (11/6), a equipe do Bayern World Squad enfrentará o Sub-19 do Inter Miami, clube estadunidense onde jogam os astros ex-Barcelona Lionel Messi, Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba. Nesta quinta (13/6), o adversário será time das categorias de base do DC United, também dos Estados Unidos. Os dois jogos serão no país norte-americano
O fim do programa será no dia 29 de junho, com amistoso em Munique contra a equipe Sub-19 do Bayern.