FUTEBOL MINEIRO

Sensação do Campeonato Mineiro buscará novo estádio em 2026: ‘Insegurança’

Em ofício enviado à FMF, Betim informou que não atuará na Arena Vera Cruz devido à 'insegurança de questões operacionais'

Compartilhe
google-news-logo

O Betim buscará novo estádio para o Campeonato Mineiro de 2026. Em ofício enviado à Federação Mineira de Futebol (FMF), o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte explicou as razões pelas quais não atuará na Arena Vera Cruz.

De acordo com o Betim, não haverá tempo hábil para adequar a praça esportiva às exigências da FMF. Assim, por causa da “insegurança” referente a questões operacionais, a diretoria entendeu que o melhor caminho era procurar outro espaço.

“Ressaltamos que o clube sempre priorizou a segurança e o bem-estar de seus torcedores, adotando todas as medidas possíveis para garantir o pleno atendimento às normas vigentes. Entretanto, a insegurança quanto às condições e às questões operacionais relacionadas aos jogos no município levaram à necessidade de revisão imediata do planejamento”.

Betim Futebol

No fim da nota assinada pelo presidente Fred Pacheco, o Betim informa que está avaliando possíveis locais para mandar suas partidas no Mineiro de 2026. “Tão logo seja definida a alternativa mais adequada, a Federação será comunicada em tempo hábil, garantindo total transparência e continuidade organizacional”.

Possíveis estádios

O No Ataque apurou que a Arena do Calçado, em Nova Serrana (94 quilômetros de Betim), e o Estádio Melão, em Varginha (281 quilômetros de distância), são avaliados pelo Betim.

O clube precisa atuar em um local cuja capacidade seja superior a 4 mil pessoas para os compromissos pela Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro (a partir das quartas de final).

A Arena Vera Cruz seria “carta fora do baralho”, pois comporta no máximo 3 mil espectadores. O Melão pode receber cerca de 15 mil pessoas, enquanto a Arena do Calçado dispõe de mais de 6 mil lugares.

Arena do Calçado, em Nova Serrana - (foto: Divulgação/FMF)
Arena do Calçado, em Nova Serrana(foto: Divulgação/FMF)

Sensação do Campeonato Mineiro de 2025

Fundado em 2019 a partir da mudança de nome da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), o Betim Futebol conquistou o Módulo 2 do Campeonato Mineiro de 2024 e disputou a elite estadual em 2025. O desempenho foi bastante positivo: quatro vitórias, três empates e uma derrota em oito rodadas na primeira fase.

Apesar da boa campanha, o Betim acabou “penalizado” pelo regulamento e terminou em terceiro no Grupo A, com 15 pontos – Tombense e Atlético, ambos com 16, avançaram às semifinais. No Troféu Inconfidência, perdeu nos pênaltis para o Uberlândia e encerrou o estadual na sétima posição geral.

Reforma na Arena Vera Cruz

Antes de tomar a decisão de sair da Arena Vera Cruz, o Betim divulgou vídeos de reformas do complexo esportivo. As intervenções incluíam melhora no gramado e no sistema de drenagem, bem como instalação de três cabines de imprensa, salas multiuso, vestiários, campo de grama sintética e departamentos de saúde e performance.

Diante da impossibilidade de utilizar a Arena Vera Cruz, o Betim vem utilizando o Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas, para a preparação do elenco principal visando à disputa do Mineiro.

Jogadores do Betim em treino no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas

Tabela do Betim no estadual

O Betim está no grupo B do Campeonato Mineiro, ao lado de América, Pouso Alegre e Tombense. As equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves na fase classificatória.

A estreia do Betim será contra o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A bola rola no domingo, 11 de janeiro, às 16h. Posteriormente, o time encara Uberlândia (casa), North (fora), URT (casa), Athletic (fora), Cruzeiro (casa), Itabirito (casa) e Democrata-GV (fora).

Compartilhe
google-news-logo