
O ex-jogador Walter Casagrande Jr explicou por que o Botafogo conseguiu vitória épica por 1 a 0 sobre o PSG, atual campeão da Champions League, na noite dessa quinta-feira (19/6), no Rose Bowl, em Pasadena, pelo Mundial de Clubes. De acordo com o ex-jogador da Seleção Brasileira, o técnico Renato Paiva armou um esquema perfeito e os jogadores encararam o jogo como uma final de Copa do Mundo.
“O Renato Paiva escolheu tirar todo o espaço que o PSG gosta de ter, congestionou o meio-campo para forçar o toque lateral, fez seu time ser o mais compacto possível e dobrou, e até triplicou, a marcação nos jogadores mais agressivos e dribladores do time do Luis Enrique. Jogadores como Douê, Kvaratskhelia e Barcola (quando entrou) tinham sempre dois e até três jogadores marcando a jogada individual”, disse Casão, em sua coluna no UOL.
“Claro que a estratégia completa seria perfeita se, quando aparecesse uma chance, o Botafogo marcasse o gol, porque aí deixaria o PSG cada vez mais ansioso — e foi isso que aconteceu. Numa roubada de bola, saiu a esticada para o ótimo centroavante Igor Jesus partir em velocidade com a bola dominada, e ele fez tudo certo e matou o jogo ainda no primeiro tempo”, acrescentou.
Casagrande destacou o comprometimento dos atletas. “Daí em diante, o sistema defensivo ficou ainda mais focado, com todos os jogadores cumprindo o combinado da melhor maneira possível. Desde os atacantes até o goleiro John, ninguém perdeu a atenção em nenhum segundo”.
“Foi uma vitória brilhante e histórica do Botafogo contra a equipe que melhor joga bola no mundo nesse momento, mas que sucumbiu à forte estratégia de Renato Paiva e à grande execução de seus jogadores. Não teve um melhor jogador em campo, porque todos os botafoguenses que entraram em campo foram perfeitos e deram o máximo para essa vitória”, destacou Casagrande.
“O Botafogo fez a melhor partida do ano em todos os sentidos”, finalizou.
Vitória histórica
Contrariando as previsões e todo favoritismo dado aos atuais campeões da Champions League, o Botafogo fez partida irretocável e contou com o brilho do centroavante Igor Jesus para vencer o Paris Saint-Germain por 1 a 0, nesta quinta-feira (19/6), pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa. O resultado histórico foi conquistado no Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia.
A vitória alvinegra foi a primeira de um time brasileiro contra um europeu no Mundial desde o triunfo do Corinthians por 1 a 0 sobre o Chelsea na decisão de 2012.
Classificação e posição na tabela do Mundial de Clubes
O Botafogo chegou aos seis pontos e alcançou a liderança do grupo. O Glorioso aparece à frente de PSG e Atlético de Madrid, ambos com três, e do Seattle Sounders, que está zerado.
Os cariocas voltam ao Rose Bowl nesta segunda-feira (23/6), a partir das 16h (de Brasília), para enfrentar o Atlético de Madrid. Se vencer ou empatar, o time brasileiro confirma o avanço ao mata-mata como líder.
O PSG joga no mesmo dia e horário, mas no Lumen Field, contra o Seattle Sounders.