Adrian Mutu afirmou que poderia ter ganhado a Bola de Ouro se não fosse o vício em cocaína. Em 2004, o atacante teve o contrato com o Chelsea rescindido após ser pego no antidoping.
O Chelsea daquele ano era comandado por José Mourinho. De acordo com Mutu, o clube inglês foi firme na decisão de mandá-lo embora.
“O Chelsea, como era óbvio, teve zero tolerância com o meu problema com drogas. Cometi um erro, desviei do caminho certo e paguei por isso”, contou.
Ainda segundo Mutu, o vício o impediu de conquistar a maior premiação individual do futebol: “Estava sozinho e era muito novo, mas acredito que, naquela altura, era um dos melhores futebolistas do mundo. Se não fosse a cocaína, podia ter ganhado a Bola de Ouro facilmente, mas as más decisões que tomei me fizeram desviar desse caminho e, hoje, tento não me culpar muito por isso”.
O ex-jogador também considerou que usar cocaína enquanto jogava pelo Chelsea foi “a pior decisão que podia ter tomado na carreira”.
Ao reconhecer o erro, Adrian refletiu sobre os problemas que culminaram no vício.
“Como jogador de futebol, eu não conseguia ver muitas coisas. Eu também não estava pronto na época. Com o passar dos anos, percebi os erros que cometi durante aquele período. Eu me arrependo? Eu estaria mentindo se dissesse o contrário, mas era algo com que eu não sabia como lidar. Agora, vejo tudo de uma perspectiva diferente.”
Passagem de Mutu pela Itália
Um dos primeiros clubes da carreira do atacante foi a Internazionale, da Itália, que, segundo Mutu, foi responsável por colocá-lo no mapa do futebol internacional. Ele ainda passou por Hellas Verona e Parma, antes de ir para o Chelsea.
Após a passagem frustrada pela Inglaterra, Mutu foi contratado pela Juventus e na sequência se transferiu para a Fiorentina, em 2010.
“A Itália me colocou no mapa internacional e, depois de um período tão turbulento e conflituoso na Inglaterra, ela abriu suas portas para mim novamente para continuar minha carreira. Na Juventus, ganhamos dois títulos da Série A, mas fui mais feliz na Fiorentina, onde recuperei minha melhor forma”, relembrou.
Atualmente, Adrian Mutu, de 46 anos, trabalha como treinador em sua terra natal, a Romênia.