O Sport Club Corinthians Paulista é um dos times mais populares e tradicionais do futebol brasileiro. Fundado em 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo, o clube nasceu com objetivo de ser uma agremiação esportiva para a classe trabalhadora da época.
A primeira partida do Corinthians em um torneio oficial foi disputada em 14 de setembro de 1913, contra o União da Lapa, pelo campeonato da Liga Paulista de Futebol, e terminou com vitória do Timão por 2 a 0. O Alvinegro terminou em 4º lugar entre as cinco equipes. Desde então, tornou-se uma verdadeira potência no cenário nacional e mundial.
O primeiro título veio no ano seguinte, com a conquista invicta do Campeonato Paulista. Com 10 vitórias, o Timão marcou 37 gols e venceu a última partida por 3 a 0, contra o Lusitano, no Parque Antártica. O atacante Neco foi o artilheiro do certame, com 12 gols.
Para chegar à história vitoriosa de hoje, foi preciso muito esforço e suor no passado. Em suas horas de folga, os jogadores alvinegros construíram o gramado do primeiro estádio oficial corinthiano, em 1918. Nomeado como Ponte Grande, a casa do Timão ficava onde hoje é a Ponte das Bandeiras, na Marginal Tietê.
Somente em 1926, o Corinthians conseguiu comprar o terreno do Parque São Jorge, cujo campo seria reformado e reinaugurado dois anos depois. O estádio virou a fortaleza do clube paulista nas décadas seguintes.
A mudança de sede para o Pacaembu só ocorreu no dia 28 de abril de 1940. Na ocasião, o Corinthians inaugurou o estádio vencendo o Atlético-MG por 4 a 2. Foram 74 anos de dedicação total ao palco paulista até o término da construção da Neo Química Arena, em Itaquera, em 2014.
Criação da mascote Mosqueteiro
Ao vencer sua primeira partida internacional em 1929, o Corinthians ganhou destaque nas capas de jornais impressos do país. A Gazeta relatou a vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Barracas, da Argentina, destacando a “fibra de mosqueteiro” demonstrada pelos jogadores. Depois disso, o jornal criou diversos mascotes dos times e, consequentemente, atribuiu o Mosqueteiro ao Timão.
Títulos do Corinthians
O Corinthians tem uma história muito vitoriosa dentro de campo. Com 30 títulos, o Timão é o time com mais conquistas do Paulistão. O mais recente deles foi erguido pela equipe do Parque São Jorge em 2019, diante do São Paulo, na Neo Química Arena.
O primeiro título de relevância nacional do Corinthians só ocorreu em 1990, com o Campeonato Brasileiro. Desde então, a equipe preto e branca acumula outras seis taças do torneio (1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017). No meio desse caminho, houve também a queda para a Segunda Divisão, em 2007. No ano seguinte, o time se reestruturou, voltou à elite e sagrou-se campeão.
Ainda na prateleira de títulos nacionais do Corinthians estão uma Supercopa do Brasil (1991) e três Copas do Brasil (1995, 2002 e 2009).
O Corinthians tinha como maior feito de sua história o Mundial de Clubes de 2000, vencido diante do Vasco, no Maracanã, no Rio de Janeiro. No entanto, a equipe comandada pelo técnico Tite conquistou a Copa Libertadores da América de forma invicta em 2012 e ganhou o direito de disputar o Mundial. O adversário na decisão foi o Chelsea, da Inglaterra, que não foi páreo para os paulistas. O Timão venceu por 1 a 0 e ficou novamente com a taça.
Na temporada seguinte, mais uma glória: o troféu da Recopa Sul-Americana.
Ficha técnica do Corinthians
- Nome: Sport Club Corinthians Paulista
- Alcunhas: Timão, Alvinegro
- Fundação: 1º de setembro de 1910
- Localização: São Paulo – SP, Brasil