O Corinthians venceu o Bahia por 3 a 0, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o alvinegro paulista garantiu a vaga no mata-mata da Copa do Brasil 2025. Isso porque o Timão chegou aos 53 pontos e já assegurou pelo menos o nono lugar do Nacional.
As nove equipes mais bem colocadas no Brasileiro entram na terceira fase da Copa do Brasil. Ao todo, são 12 vagas diretas para essa etapa, somando os campeões de Série B do Brasileiro, Copa Verde e Copa do Nordeste.
A reação do Corinthians no Brasileiro foi meteórica. O time chegou a lutar contra o rebaixamento e ficou perto de não disputar a Copa do Brasil no próximo ano pelo fato de ter sido eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista e não ter conseguido conquistar os títulos da Copa Sul-Americana e do próprio torneio mata-mata neste ano.
No entanto, a arrancada nesta reta final de Brasileirão, com oito vitórias consecutivas, carimbou a classificação da equipe de Ramón Díaz.
O técnico Ramón Díaz, inclusive, teve sua permanência confirmada para 2025 após a vitória sobre o Bahia. O diretor executivo Fabinho Soldado anunciou na coletiva de imprensa que a comissão técnica seguirá no comando do Corinthians para próxima temporada. A dupla de treinadores argentinos têm contrato até o fim do ano que vem.
Vaga na Libertadores
Com a vitória na Neo Química Arena, o Corinthians chegou à sétima colocação no Brasileiro e depende apenas do empate na última rodada para garantir vaga na pré-Libertadores do ano que vem.
Entretanto, a classificação pode vir antes mesmo de entrar em campo. Caso o Cruzeiro seja derrotado pelo Palmeiras, nesta quarta-feira (4/12), o time mineiro não terá mais condições de ultrapassar o Timão.
O último compromisso do Corinthians no Brasileiro é contra o Grêmio, em Porto Alegre, no domingo (8). Mesmo com derrota, o alvinegro pode levar a vaga na Libertadores: basta que o Cruzeiro não vença o Juventude, fora de casa, ou o Bahia tropece diante do lanterna Atlético-GO, na Fonte Nova.