O Corinthians avalia a contratação do goleiro Matheus Magalhães, que está emprestado pelo Sporting Braga, de Portugal, ao Ajax, da Holanda. Segundo apurou a reportagem, embora exista o interesse, até então não houve proposta pelo atleta de 33 anos.
Matheus tem contrato com o Ajax até 30 de junho de 2025. Caso o clube holandês não exerça o direito de compra, o jogador retornará o Braga, cujo vínculo se encerra em junho de 2027.
Pelo Ajax, Matheus disputou 10 partidas desde sua chegada ao time, em fevereiro de 2025. Ele reveza na meta com o veterano Remko Pasveer, de 41 anos, que fez parte da convocação da Seleção da Holanda na Copa do Mundo de 2022.
Em Portugal, Matheus se tornou um dos maiores ídolos da história do SC Braga. Foram 372 jogos desde a temporada 2014/15, com quatro títulos conquistados: Taça de Portugal (2015/16 e 2020/21) e Taça da Liga (2019/20, 2023/24).
Cria do América
Natural de Belo Horizonte, Matheus é cria do América. De 2012 a 2014, jogou 64 vezes pelo Coelho até a transferência para o Braga, em junho de 2014, por 2,4 milhões de euros (R$ 7,2 milhões na cotação da época).
Matheus virou titular absoluto em 2013 por causa da má fase de Neneca. Ao entrar no time, só saiu depois de ser negociado. Com a confiança em alta, demonstrou muita segurança sob a meta e caiu nas graças da torcida.
Após vender sua revelação, o América buscou Fernando Leal e João Ricardo. O primeiro era titular até sofrer uma lesão na coxa. O segundo assumiu a camisa 1, participou de mais de 200 partidas e se tornou um dos maiores ídolos do clube.
Irmão de campeão pelo Palmeiras
Matheus é irmão mais novo de Moisés, que se destacou pelo Palmeiras de 2016 a 2019, sendo duas vezes campeão brasileiro (2016 e 2018). O meio-campista também começou a carreira no América, pelo qual se aposentou em 2024, aos 36 anos.
Pelo Palmeiras, Moisés jogou 138 partidas e marcou 12 gols. O ex-camisa 10 do Verdão integrou as seleções da Série A de 2016 – tanto a Bola de Prata, da ESPN/Revista Placar, quanto o Craque Brasileirão, da CBF/TV Globo.
Moisés e Matheus foram companheiros de elenco no América em 2012. Naquele ano, o Coelho chegou à final do Campeonato Mineiro, sendo derrotado pelo Atlético. Após o estadual, o meia acertou com a Portuguesa.
Cotado no Real Madrid
Dono dos direitos econômicos de Matheus Magalhães, o Braga se consolidou como quarta força do futebol português, abaixo de Benfica, Porto e Sporting. Assim, o goleiro já teve a oportunidade de competir na Champions League e na Europa League.
Em 2023/24, o Braga alcançou a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, caindo na chave de Real Madrid, Napoli e Union Berlin. Diante do peso dos adversários, o time somou apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.
Apesar do insucesso da equipe, Matheus recebeu muitos elogios pelo seu desempenho. Tanto que teve o nome especulado justamente no Real Madrid, que buscava uma alternativa para a possível saída de Kepa, emprestado pelo Chelsea.
Em evidência na Champions, Matheus concedeu entrevista à TNT Sports Brasil e revelou o sonho de defender o Cruzeiro.
Goleiros do Corinthians
Os dois principais goleiros do elenco do Corinthians são Hugo Souza e Matheus Donelli. O primeiro é o titular da posição, tendo atuado em 22 oportunidades em 2025. O segundo tem status de primeiro reserva e foi acionado em 11 ocasiões na temporada.