A médica Ana Carolina Côrte, ex-chefe do departamento médico do Corinthians e gerente da área de saúde do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) há dez anos, foi anunciada nessa terça-feira (7/10) pelo Athletic, de São João del-Rei.
Nas redes sociais, o clube mineiro anunciou a contratação e desejou boas vindas à nova integrante. Com ela, chega o também médico Lucas Dunkel.
Passagem pelo Corinthians
Ana Caroline, primeira mulher chefe de departamento médico do futebol brasileiro, trabalhava no clube alvinegro desde julho de 2018 e havia assumido o posto de chefia antes ocupado por Fábio Novi no início de 2024.
Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, Ana deixou o Corinthians no dia 19 de maio, após passagem conturbada em pouco mais de um ano no cargo de liderança. Em 2023, a médica chegou a solicitar a saída do COB para focar no clube paulista.
Chefia conturbada
A médica formada pela Universidade de Brasília (2007), com participação nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos (2016, 2021 e 2024), conviveu com algumas polêmicas e conflitos internos referentes a problemas de comunicação e erros em diagnósticos durante a gestão.
Um dos casos mais comentados foi o do lateral-esquerdo Diego Palacios, que chegou ao Corinthians em 2024, com “problema crônico de cartilagem”, não detectado nos exames iniciais, e se machucou na estreia pelo clube. O atleta passou por duas cirurgias em um ano após o ocorrido.
O clube paulista havia mudado o protocolo de 2023 para 2024 (ainda sob coordenação de Fabio Novi) para que a realização de ressonância magnética de joelho só fosse feita em quem já tinha histórico de lesão grave. Na ocasião, Ana acompanhou os exames do equatoriano, mas assumiu a chefia somente um mês depois. Após o ocorrido, o protocolo foi revisto.
O estopim da situação foi após uma fala do técnico Dorival Júnior, depois da vitória por 1 a 0 do Timão no clássico contra o Santos, em 18 de maio, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
No jogo, o lateral-direito Matheuzinho foi um corte “surpresa”, segundo Dorival. O técnico comentou que o atleta ficou fora do clássico por lesão muscular, sem explicação, depois de não treinar durante a semana.
“Tivemos um problema sério com o Matheuzinho. Vou procurar saber o que aconteceu realmente. Não pode. Ele viajou para o jogo do meio de semana, mas, de lá para cá, não treinou. Nos pegou de surpresa vê-lo cortado do treinamento de sexta e sábado, e não estar em condição para hoje.”
Dorival Júnior, técnico do Corinthians
Horas depois da fala do treinador, a então chefe de departamento médico, Ana Carolina Côrte, foi desligada da equipe.
No início de 2025, a médica recebeu convite para retornar ao COB. Atualmente, segue no cargo de gerente de saúde do Comitê, além de integrar o departamento médico do Athletic.