FUTEBOL NACIONAL

Campeão continental compra parte da SAF de clube da Série A

Grupo que gere o Independiente Del Valle, referência sul-americana em formação de atletas, torna-se acionista minoritário do Coritiba

Pouco tempo após celebrar o retorno à elite do futebol brasileiro e o título da Série B, o Coritiba iniciou a semana anunciando um reforço de peso, mas desta vez fora das quatro linhas. Nesta segunda-feira (15/12), o clube confirmou a entrada do Grupo Independiente Del Valle (IDV), do Equador, como novo sócio investidor estratégico dA Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O novo parceiro chega com aporte financeiro e um currículo invejável no continente. O Grupo IDV comanda o Independiente Del Valle, clube que se transformou em potência sul-americana na última década, conquistando o bicampeonato da Copa Sul-Americana (2019 e 2022) e a Recopa Sul-Americana (2023).

O foco da parceria é importar o modelo de sucesso equatoriano na revelação de talentos. A direção coxa-branca destacou que o grupo equatoriano chega para ser um acionista minoritário do clube.

Ainda de acordo com o comunicado, essa é uma decisão estratégica e o Grupo IDV vai contribuir diretamente com “conhecimento, metodologia e experiência”.

Com a aquisição, o Coritiba passa a integrar informalmente um ecossistema global de clubes geridos pelo grupo dos empresários Michel Deller e Franklin Tello. Além do gigante equatoriano, a holding controla o Numancia (Espanha) e o Atlético Huila (Colômbia), operando em um modelo de rede similar ao do Grupo City e da Eagle Football.

Controle da SAF permanece inalterado

Apesar da chegada do parceiro internacional, a estrutura de poder no clube não sofre mudanças drásticas.

A Treecorp Investimentos, que assumiu o controle da SAF em junho de 2023 com um plano de investimento de R$ 1,1 bilhão em dez anos, segue como sócia majoritária.

Compartilhe
Sair da versão mobile