O Criciúma anunciou nesta quarta-feira (18/12) a contratação do técnico Zé Ricardo para substituir Claudio Tencati. O profissional de 53 anos assinou contrato com o Tigre até o fim da temporada de 2025.
Zé Ricardo terá a missão de comandar o Criciúma na Recopa Estadual, no Campeonato Catarinense, na Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro. A principal meta imposta pela diretoria ao treinador é garantir o retorno à elite nacional de 2026.
O experiente técnico esteve por último no Goiás. No ano passado, comandou o Cruzeiro em parte do Brasileirão.
Ele substituirá Tencati, que foi demitido logo após a confirmação do rebaixamento do Tigre à Segunda Divisão. O time catarinense terminou na 18ª colocação, com 38 pontos – seis a menos do que o Bragantino, primeira equipe fora do Z4.
Passagem de Zé Ricardo pelo Cruzeiro
Zé Ricardo teve números ruins durante a curta passagem pelo Cruzeiro em 2023. Em pouco mais de dois meses de trabalho, foi demitido. Ele assumiu o time celeste na 11ª posição do Brasileiro, com 27 pontos, e tinha a missão de levar a Raposa à Copa Sul-Americana, mas pouco fez para atingir esse objetivo.
À época, o comandante não resistiu à série negativa da equipe, que havia entrado na zona de rebaixamento. Ele deixou o Cruzeiro na 17ª posição, com 38 pontos. Ao todo, foram três vitórias, dois empates e cinco derrotas (36,66% de aproveitamento).
A derrota por 1 a 0 para o vice-lanterna Coritiba, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 34ª rodada da Série A, foi o estopim para o fim da passagem de Zé pela Toca 2. O Cruzeiro foi muito apático no jogo que ficou marcado por invasão de torcedores no gramado e uma verdadeira ‘batalha campal’.
Depois disso, Zé só trabalhou no Goiás neste ano. Por lá, teve nove vitórias, seis empates e uma derrota em 16 partidas.