CRUZEIRO

Cruzeiro: Zé Ricardo foi rebaixado e deixou clube do Japão em 19º na Série B

Técnico de 52 anos é o nome mais próximo de assumir o comando celeste, que demitiu o treinador Pepa há uma semana
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro está há uma semana sem treinador, já que demitiu Pepa na terça-feira, 29 de agosto. Ainda em negociações, o time celeste se aproximou de Zé Ricardo, técnico que, no último trabalho, foi rebaixado e deixou o Shimizu S-Pulse na 19ª colocação da Segunda Divisão do Japão.

O técnico de 52 anos, que estava no comando do Vasco na Série B, recebeu uma proposta da equipe japonesa em junho de 2022 e decidiu deixar o futebol brasileiro.

Zé Ricardo ficou no Shimizu S-Pulse até abril deste ano, mas só somou seis vitórias em 28 jogos na equipe. Os 11 empates e as 11 derrotas fazem com que o último trabalho do técnico tenha aproveitamento de somente 34,5%.

Além dos números ruins, o treinador brasileiro foi demitido do Japão por conta dos fracassos esportivos. Contratado para afastar o clube do risco de queda à Segunda Divisão, Zé Ricardo não conseguiu melhorar o desempenho, e o Shimizu S-Pulse foi rebaixado em 2022, na penúltima colocação, com 33 pontos em 34 jogos.

Já em 2023, o técnico trabalhou com o time desde o início da temporada, porém não demonstrou evolução e foi demitido após a sétima rodada do torneio nacional.

Na época, o Shimizu S-Pulse somava cinco pontos – cinco empates e duas derrotas em sete jogos – e estava na 19ª colocação da Segunda Divisão do Japão, torneio que conta com 22 equipes.

Depois da saída de Zé Ricardo, o time arrancou – 15 vitórias em 26 jogos – e, atualmente, está na terceira colocação do torneio, um ponto atrás do vice-líder.

Zé Ricardo pediu mais tempo no Japão

Depois da demissão na sétima rodada da Segunda Divisão do Japão, Zé Ricardo reclamou da pressão por resultados, principalmente em um torneio de 42 rodadas.

“Algumas coisas no futebol são difíceis de explicar. Certamente, a ansiedade interferiu nesse início de temporada. Uma competição longa como a J-League 2 não se vence nas primeiras rodadas. Mas o clube não entendeu dessa maneira”

Zé Ricardo ao GE na época da demissão

Ainda em abril de 2023, Zé Ricardo destacou que visualizava caminhos para o clube japonês na Segunda Divisão, mas a diretoria optou pela saída.

“Tenho absoluta convicção de que as vitórias e a volta da confiança viriam, e a performance, que já era boa, ia melhorar ainda mais. Fica um carinho muito grande pela cidade de Shizuoka. Seguirei na torcida pelo clube. Mas agora é pensar adiante”, afirmou Zé Ricardo.

Compartilhe