CRUZEIRO

Quem é Henrique, jovem do sub-20 do Cruzeiro que fez golaço do meio-campo

Atleta de 20 anos marcou um belo gol nesta quinta-feira (14/9), em duelo da Raposa com o Sampaio Corrêa
Foto do autor
Compartilhe

Parte da torcida do Cruzeiro se empolgou, com razão, nas redes sociais após assistir ao gol de um volante de 20 anos da base. Nesta quinta-feira (14/9), Henrique acertou uma finalização do meio-campo e marcou um golaço contra o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil Sub-20.

O empate por 1 a 1 desta tarde foi o 33º jogo de Henrique pela base cruzeirense na temporada – ele ainda não estreou no time profissional. O meio-campista, que participa tanto da defesa, quanto do ataque, já tem oito gols em 2023.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior desse ano, Henrique participou de todas as seis partidas do Cruzeiro. Eliminado nas oitavas de final, o jovem, que nasceu em 22 de fevereiro de 2003, terminou o torneio com dois gols e uma assistência.

Já no Campeonato Brasileiro Sub-20, o volante esteve em oito das nove partidas do clube que não passou da fase de grupos. Porém, desta vez, Henrique não marcou gols, não deu assistências e só foi titular duas vezes.

Na sequência da temporada, o time celeste disputa o Campeonato Mineiro da categoria, e o volante voltou a figurar entre os titulares. Até por isso, na competição que ainda segue ocorrendo, Henrique tem quatro gols marcados em 15 partidas – nove na esclaação inicial.

Frequente em partidas do time de base cruzeirense – se ausentou de apenas dois jogos em 2023 -, Henrique foi titular em dois dos quatro jogos que fez pela equipe na Copa do Brasil Sub-20. Além do belo gol desta quinta-feira (14/9), o meio-campista já havia balançado a rede uma vez no torneio.

Contrato de Henrique com o Cruzeiro

No Cruzeiro há seis anos, Henrique tem contrato com a Raposa até 2025, já que renovou o contrato profissional em junho de 2021. Diretor das categorias de base da Raposa na época, Gustavo Ferreira falou sobre o jovem volante.

“Henrique está no Cruzeiro desde os 14 anos. É um jogador versátil que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira e a qualquer momento poderá ser convocado de novo. Estamos contentes com a confiança depositada pelo staff e pela família do atleta”

Gustavo Ferreira, ex-diretor das categorias de base do Cruzeiro, em 2021

O Cruzeiro Sub-20 de Henrique volta a campo na próximo domingo (17/9), às 16h, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro Sub-20. O duelo decisivo é contra o rival Atlético.

Já a briga por uma vaga na semi da Copa do Brasil da categoria ocorrerá na quinta-feira da próxima semana, 21 de setembro, às 16h30.

Compartilhe