CRUZEIRO

Gilberto é o terceiro jogador que Cruzeiro afastou em 2023

Problemas extracampo fizeram Cruzeiro afastar Gilberto e dois volantes ao longo da disputa do Campeonato Brasileiro de 2023
Foto do autor
Compartilhe

Em má fase no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também tem convivido com problemas extracampo nesta temporada. Mesmo com elenco curto e poucas opções, a Raposa teve que afastar três jogadores do elenco principal por causa de indisciplina. As medidas foram pouco comentadas pelos gestores do clube, que adotaram postura de silêncio quase total.

O último a ser retirado do grupo foi o centroavante Gilberto, que está fora por tempo indeterminado do dia a dia do Cruzeiro. A decisão enfraqueceu ainda mais o coletivo do time, que não tem nenhum jogador da posição disponível para as próximas partidas.


Dor de cabeça para o técnico Zé Ricardo, que aguarda retorno rápido do atacante Rafael Elias, machucado há mais de um mês. Papagaio ocupava o posto de ‘camisa 9’ titular do Cruzeiro, quando sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.

Richard foi o primeiro jogador afastado pelo Cruzeiro

O primeiro jogador afastado pelo Cruzeiro foi o volante Richard, contratado por empréstimo junto ao Ceará. Destaque celeste no início do Campeonato Brasileiro, o meio-campista de 29 anos teve seu vínculo rescindido com o clube por causa de suposta participação em grave esquema de apostas esportivas ilegais.

A decisão de afastar Richard foi tomada pelo Cruzeiro no início de maio, quando a equipe brigava nas primeiras posições da tabela. Convocado para depor na Operação Penalidade Máxima II, que investiga as quadrilhas de manipulação de resultados, o atleta acabou sendo repassado ao Alanyaspor, da Turquia.

Wallisson sofreu punições em duas oportunidades

Outro volante afastado pelo Cruzeiro foi Wallisson. O jogador foi punido em duas oportunidades por causa de atos de indisciplina durante o período em que a Raposa era comandada por Pepa.

A primeira infração foi atraso em um treinamento, confirmado pelo próprio gestor do clube, Ronaldo, em livestream. Na segunda vez, o Cruzeiro optou por não revelar qual atitude causou o afastamento do meio-campista, contratado no fim de 2022. O No Ataque apurou que os dois episódios foram motivados por atritos com Pepa.

Sem espaço na equipe do técnico português e com relação desgastada com o Cruzeiro, Wallisson foi negociado com o Moreirense, de Portugal. A Raposa recebeu cerca de R$ 1,7 milhão por 40% dos direitos econômicos do atleta de 26 anos.

Afastamento pode ser ato final de ano ruim de Gilberto

Artilheiro por onde passou, Gilberto vive a maior crise da carreira no Cruzeiro. Há mais de um turno sem marcar gols, o centroavante acabou sendo afastado da rotina de treinos na Toca da Raposa por questões comportamentais. Zé Ricardo afirma que teve dificuldades para tentar contornar o problema, iniciado antes de sua chegada ao clube.

A última vez que Gilberto balançou as redes foi na goleada do Cruzeiro por 4 a 0 sobre o América, em maio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 99 marcou apenas seis tentos nas 33 partidas que disputou em 2023. Ele foi titular em 25 delas.

Como o afastamento de Gilberto ocorreu nesse sábado, pouco se sabe sobre o futuro do jogador. O atacante de 34 anos tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024, mas pode deixar o clube de forma antecipada caso as partes cheguem a um acordo.

Compartilhe