O Cruzeiro exerceu a opção de compra de Fernando junto ao Água Santa-SP e adquiriu 50% dos direitos econômicos do jovem nesta sexta-feira (17/11). A Raposa desembolsou R$ 500 mil para ter o atacante de 18 anos.
O clube celeste ainda tem opção de comprar mais 20% dos direitos do atleta pelo mesmo valor. Fernando estava emprestado ao Cruzeiro até janeiro de 2024, mas o staff do jogador estava otimista por uma permanência desde o começo de outubro.
A Raposa, por sua vez, esperava concluir as tratativas por Fernando em dezembro deste ano. A diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) entende que o atacante tem potencial para se valorizar no mercado já no início de 2024, com a participação na 54ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada entre 2 e 25 de janeiro.
A informação foi adiantada pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada pelo No Ataque.
Fernando no Cruzeiro
Fernando chegou ao Cruzeiro em agosto de 2022, para reforçar o sub-17. Na categoria, disputou 11 jogos e marcou três gols. Depois, ele ‘estourou’ na idade e passou a integrar o elenco sub-20, pelo qual fez duas apresentações naquele ano. O atacante soma 26 gols em 42 partidas pela categoria em 2023.
O jovem também tem sido ‘comparado’ a Vitor Roque – a última estrela da base do Cruzeiro que despontou para o futebol nacional. O artilheiro superou a melhor temporada do ex-atacante da Raposa em número de gols nas categorias inferiores, mas com média inferior.
Fernando estreou no profissional em 19 de outubro, na derrota celeste por 2 a 0 para o Flamengo no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o jovem participou de apenas cinco minutos.
Na sequência, ficou no banco de reservas contra Atlético e Bahia, mas não foi acionado. A promessa da Raposa foi relacionada para a partida deste sábado, às 18h30, contra o Fortaleza, no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada do Brasileiro.