SELEÇÃO BRASILEIRA

Com dois gols de ex-Cruzeiro, Seleção Brasileira vence e avança às quartas do Mundial Sub-17

Conhecido como Messinho, Estevão foi revelado pelo Cruzeiro, mas deixou o clube e acertou com o Verdão em 2021; ele foi o destaque da vitória do Brasil sobre o Equador
Foto do autor
Compartilhe

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-17, disputado na Indonésia. Na manhã desta segunda-feira (20/11), no Manahan Stadium de Surakarta, na Ilha de Java, a Seleção Brasileira venceu o Equador, por 3 a 1, com três gols de jogadores do Palmeiras: Estevão (dois) e Luighi.

Conhecido como Messinho, Estevão foi revelado pelo Cruzeiro, mas deixou o clube e acertou com o Verdão em 2021.

Classificada, a Seleção espera o vencedor do jogo entre Argentina e Venezuela, que se enfrentam nesta terça-feira (20/11) para conhecer o seu rival nas quartas de final. O Brasil, atual campeão do torneio, segue em busca do penta, já que ganhou em 1997, 1999 2003 e 2019.

Brasil faz bom primeiro tempo

Após dez minutos de estudos, o Brasil passou a ser mais perigoso. Depois de quase marcar aos 12′, chegou aos gol aos 14′, quando Kauã Elias recebeu na área pela esquerda e tocou para a finalização certeira de Estevão num belo chute cruzado. O Equador, atrás do placar, passou a ter maior volume ofensivo, chegando a ter boas oportunidades para o empate. Numa delas, o zagueiro gremista Da Mata salvou. Já o Brasil passou a apostar em contra-ataques. Teve a chance de ampliar com Rayan, Estevão e Pedro Lima.

Contudo, os 48′, veio o empate equatoriano. Após ataque pela direita com jogada de Arroyo, cruzamento de Polo e confusão na área, a zaga do Brasil não conseguiu tirar e Bermúdez concluiu quase da pequena área para deixar 1 a 1.

Vitória brasileira na etapa final

No segundo tempo, Bermúdez teve tudo para virar para o Equador, aos quatro minutos. Contudo, concluiu mal o cruzamento de Arroyo. O lance acordou o Brasil que aos seis acertou a trave equatoriana em chute de Estevão após passe de Dudu.

O Brasil, além do atacante Estevão bem ligado, tinha no lateral-direito Pedro Lima uma opção ofensiva a mais, e o jogador do Sport quase marcou aos 12′. Entretanto, a zaga abafou. Só que os equatorianos assustavam. Um chute da intermediária de Arroyo não entrou por milagre: bateu na trave.

O jogo ficou lá e cá. Mas o Brasil conta com o melhor jogador do torneio. O palmeirense Estevão recebeu pela direita, cortou a marcação e sofreu falta na estrada da área de Rodríguez. O mesmo Estevão cobrou, a bola bateu na barreira, mas enganou o goleiro Loor. Brasil 2 a 1. 

Pouco depois, Phelipe Gabriel fez grandes defesas  em chute de Bermúdez e Caicedo. O Equador assustava. Entretanto, aos 44′, veio a pá de cal. Pedro Lima recebeu pela direita e cruzou para Luighi concluir. Brasil 3 a 1. Enfim, venceu o Equador em 2023 (afinal, houve dois empates no Sul-Americano).

EQUADOR 1 x 3 BRASIL

  • Oitavas de final da Copa do Mundo Sub-17
  • Data: 20/11/2023
  • Local: Manahan Stadium de Surakarta, Ilha de Java (IND)
  • EQUADOR: Christian Loor; Polo (Santiago Sánchez, 36’/2ºT), Davis, José Collahuazo e Elkin Ruiz; Juan Rodríguez, Troya (Vásquez, 42’/2ºT), Arroyo (Obando, 42’/2ºT) e Caicedo (Jesus, 25’/2ºT); Santiago Sánchez e Michael Bermúdez. Técnico: Diego Martínez
  • BRASIL: Phillipe Gabriel; Pedro Lima, Vitor Reis, Da Mata e Esquerdinha; Guilherme Batista (Matheus Ferreitra, Intervalo) e Sidney; Dudu, Estevão (Lorran, 36’/2ºT) e Rayan (Riquelme, 36’/2ºT); Kauã Elias (Luighi, 19’/2ºT). Técnico: Phelipe Leal
  • Gols: Estevão, 14’/1ºT (0-1). Bermúdez, 48’/1ªT (1-1). Estevão, 25’/2ºT (1-2). Luighi, 44’/2º (1-3)
  • Árbitro: Atilla Karaoglan (TUR)
  • Auxiliares: Ceyhun Sesiguzel e Cevdet Komurcuoglu (TUR)
  • Cartões amarelos: Ruiz, (EQU); Matheus Ferreira, Lorran (BRA)

Compartilhe