A Portuguesa anunciou a contratação do atacante Henrique Dourado nesta quarta-feira (6/12). O centroavante retorna ao clube paulista depois de quase dez anos.
O tempo de contrato não foi especificado, mas a tendência é que Dourado fique apenas no período do Campeonato Paulista, visto que não há calendário nacional para a Portuguesa em 2024.
Neste ano, Dourado atuou por Cruzeiro e Chapecoense, mas sem destaque. Na primeira passagem pela Lusa, em 2014, o ‘Ceifador’ marcou dez gols em 30 jogos, sendo sete no Paulistão daquele ano.
“Estou muito feliz por voltar à Portuguesa. Me sinto retornando à minha casa. Espero fazer uma grande temporada e superar todas as expectativas vestindo essa camisa”, disse o jogador de 34 anos, que já se apresentou ao técnico Dado Cavalcanti e iniciou as avaliações no departamento médico do clube.
Ceifador no Cruzeiro
Nas duas vezes em que vestiu a camisa estrelada, Henrique Dourado atuou em 25 jogos e marcou três gols.
Na primeira passagem, em 2015, Dourado chegou credenciado pela vice-artilharia no Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, com 16 gols, no ano anterior. No entanto, em 12 jogos pela Raposa, foi titular em seis e marcou dois gols.
Em 2023, sob o comando do técnico Pepa, Henrique Dourado disputou 13 jogos pelo Cruzeiro, sendo apenas três como titular. O único gol marcado pelo centroavante foi na goleada por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
O ‘Ceifador’ deixou a Toca da Raposa no início de agosto de 2023. Na sequência da carreira, defendeu a Chapecoense na Série B do Campeonato Brasileiro e também não empolgou. Foram 13 jogos pela Chape sem gol marcado.