Com o planejamento da temporada 2024 em mente, Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, garantiu mais investimento no futebol para formar um time mais forte. O mandatário ressaltou que tem uma receita destinada para novas contratações, mas que tem consciência de que não pode competir com clubes de maior poder financeiro.
Em entrevista ao canal Samuel Venâncio, Ronaldo salientou que o time precisa de reforços pontuais, mas que a base continuará a mesma. Em 2023, a equipe passou por grande reformulação – ao todo, 25 atletas que disputaram a Série B em 2022, deixaram o clube.
“O nosso orçamento aumenta para 2024, queremos reforçar nosso elenco, que terminou bem. Teremos reforços pontuais para elevar o nível do time. Depois de uma mudança drástica com 25 jogadores, temos só que melhorar com algumas peças importantes. Tenho certeza de que 2024 vai ser melhor”
Ronaldo, dono da SAF do Cruzeiro
Nesta temporada, o reforço de maior peso e que animou a torcida celeste foi o meio-campista Matheus Pereira, que chegou por empréstimo do Al-Hilal. Apesar da grande expectativa, o jogador sofreu com grave lesão no joelho esquerdo e não teve sequência. Foram 15 jogos, um gol e uma assistência. Manter o nível da contratação foi uma das garantias de Ronaldo para 2024.
“Vamos ter, com certeza (investimento grande como Matheus Pereira). Vamos elevar o nível do nosso elenco com contratações pontuais. Fomos a melhor defesa do campeonato. É começar a ajustar. Temos alguns meses ate as próximas competições, mas nosso objetivo é Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana. Temos que ter um elenco mais forte que tivemos neste ano. Precisamos conseguir as peças que a gente deseja”, prometeu.
Dívidas
Um dos fatores que impede o Cruzeiro de investir é a dívida milionária do clube. Ronaldo reforçou que o pagamento dos débitos é inegociável e, por isso, muitas vezes fica impossibilitado de competir com times que têm muito dinheiro na busca por jogadores no mercado.
“A gente colocou tudo em dia. Foi fundamental para pagar todas as dívidas. A tributária, que era a mais pesada, a gente paga R$ 1 milhão por mês. É uma conta salgada para qualquer clube, ainda mais para nós, que estamos em reconstrução. A gente tem que respeitar e honrar as nossas dívidas, é inegociável. Temos contas para pagar, e isso tira dinheiro do futebol, mas como vamos aumentar a receita, o investimento no futebol aumenta também”, falou.
“O mercado olha pra gente com bons olhos, estão atacando nossos jogadores. Entendem que não seremos competitivos com ofertas mirabolantes, porque tem muito dinheiro no mercado. Muitos clubes com muito dinheiro atacando nossos jogadores, mas vamos fazer um esforço para manter alguns que a gente acha importante, mas vamos perder alguns que a gente não pode se permitir pagar tanto quanto o mercado quer”
Ronaldo Fenômeno