Apesar do desempenho fundamental que culminou na melhor defesa do Campeonato Brasileiro de 2023 – a menos vazada, com 32 gols sofridos em 38 jogos -, o goleiro Rafael Cabral ainda não é unanimidade entre os torcedores do Cruzeiro. Nas redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter), surgiram nos últimos dias intensos debates sobre o futuro do jogador na próxima temporada.
Rafael Cabral tem contrato com o time celeste até o fim de 2025, mas já despertou a sondagem, por exemplo, do Santos. A equipe rebaixada à Série B teria planos para um retorno do goleiro – campeão da Copa Libertadores de 2011 pelo Peixe -, especialmente caso o arqueiro João Paulo seja vendido.
Reações dos torcedores
Enquanto muitos cruzeirenses consideram que a permanência de Cabral no elenco seja crucial, outros pensam que uma boa negociação, envolvendo até mesmo a troca de jogadores com o Santos, seja o caminho mais adequado para fortalecer os demais setores do time celeste.
“Gostem ou não, Rafael Cabral foi o melhor jogador da equipe no ano, mas ficou marcado pelas falhas em clássicos e a torcida agora quer que ele saia, não acredito!”, comentou um torcedor.
“Rafael Cabral não tem motico para sair do Cruzeiro. Ano que vem vai disputar a Sul-Americana, a Copa do Brasil, tem um bom ambiente no clube. Beleza que lá no Santos ele já ganhou títulos importantes e aqui já teve treta com a torcida. Eu mesmo xinguei ele em momentos de raiva, mas ele fez defesas importantes e nos salvou”, ponderou mais um fanático pelo time celeste.
“Eu trocaria fácil o Rafael Cabral pelo próprio João Paulo. Quem sabe o Cruzeiro não pega o Soteldo também por empréstimo? Mas o Ronaldo só quer saber de jogar tênis, aí complica”, criticou mais um cruzeirense.
“A verdade é que Rafael Cabral já deu no Cruzeiro. Pronto falei, tô leve!”, comentou outro.
Cruzeiro negociaria?
Enquanto alguns torcedores se dividem sobre Rafael Cabral, o sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, mantém mistério sobre quais jogadores o clube vai se esforçar para que permaneçam na temporada de 2024. Em entrevista ao canal do Samuel Venâncio, no YouTube, divulgada no último sábado (16/12), o dirigente foi questionado sobre chegadas e saídas no time celeste.
Na visão de Ronaldo, os demais grandes clubes brasileiros acreditam que o Cruzeiro não será competitivo nesta janela de transferências por causa das dívidas acumuladas nas últimas gestões. Dessa forma, muitas ofertas tentadoras chegarão aos atletas e, sem poder de barganha, o clube celeste não conseguirá mantê-los – mesmo aqueles com contratos mais extensos, como o de Rafael Cabral.
“Tem muito dinheiro no mercado e muitos clubes atacando nossos jogadores com dinheiro. Então a gente vai fazer um esforço grande para manter os jogadores que a gente acha que devemos manter. Mas infelimente vamos perder alguns que a gente não pode se permitir a pagar tanto quanto o mercado está indo para essa direção. Nosso projeto precisa ser sustentável”, analisou o Fenômeno.
Desde janeiro de 2022 no Cruzeiro, Rafael Cabral, de 33 anos, já vestiu a camisa celeste em 105 partidas.