MERCADO DA BOLA

Cruzeiro encaminha contratação de atacante do Porto

Caso seja confirmado o empréstimo, jogador será o segundo atacante que chega ao Cruzeiro para reforçar o elenco em 2024
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Com a saída de Bruno Rodrigues para o Palmeiras, a diretoria do Cruzeiro não perdeu tempo e está perto de fechar com mais um reforço para o ataque.

Curiosamente, o próximo atleta que deve integrar o elenco celeste em 2024 defendeu justamente o time paulista nas categorias de base e depois se destacou no profissional do Verdão entre 2019 e 2022. Trata-se de Gabriel Veron, de 21 anos, que hoje pertence ao Porto, de Portugal.

A reportagem de No Ataque apurou com uma fonte próxima ao jogador que ele deve ser emprestado pelo Porto ao Cruzeiro, sem custos, até dezembro de 2024. O desfecho da negociação pode ocorrer ainda nesta semana. Uma reunião entre as partes ocorrerá nesta quinta-feira (21/12) para conduzir os detalhes do provável acerto.

O Cruzeiro só terá que arcar com os salários de Gabriel Veron. A negociação envolvendo o atleta foi noticiada primeiro pelo jornalista Thiago Fernandes, do site GoalBR.

Caso seja confirmado o empréstimo, Gabriel Veron será o segundo atacante que chega ao Cruzeiro para reforçar o elenco em 2024. Além dele, o clube já acertou a contratação de Rafa Silva, de 31 anos, que estava no Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul. Outra contratação confirmada para a próxima temporada é a do zagueiro Zé Ivaldo.

Substituto de Bruno Rodrigues

Desde que decidiu não fazer mais propostas ao Tombense para manter Bruno Rodrigues no elenco, o Cruzeiro monitora o mercado em busca de uma reposição. Gabriel Veron foi o principal alvo.

A diretoria celeste apresentou ao jogador um projeto esportivo bastante interessante. A possibilidade de voltar a desempenhar um bom futebol no Brasil e a responsabilidade de comandar o ataque atraiu o atleta.

Veron se encaixou em todos os quesitos buscados pela Raposa, que entende que fez um ‘up-grade’. Ele atua como ponta pelos dois lados do campo, assim como fazia Bruno Rodrigues.

Gabriel Veron pelo Palmeiras

Gabriel Veron ganhou destaque no Palmeiras. Ele surgiu como a grande promessa da base após Gabriel Jesus, subindo ao profissional aos 19 anos.

A temporada de maior brilho do jovem atacante foi em 2020, já sob o comando do técnico Abel Ferreira. Ele disputou 37 partidas, marcou nove gols e deu cinco assistências.

Veron ficou no Palmeiras por três anos até ser vendido ao Porto em julho do ano passado. O clube europeu desembolsou 10,2 milhões de euros (R$ 57,3 milhões na cotação da época) para um vínculo de cinco temporadas.

O ponta deixou o time paulista com sete títulos conquistados, sendo dois Paulistas, duas Libetadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), um Brasileiro (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2022).

Trajetória no Porto

O jovem atacante chegou ao Porto no verão europeu de 2022 com a expectativa de suprir a ausência de Fábio Vieira, que foi vendido naquele ano ao Arsenal, da Inglaterra. Na primeira temporada, Gabriel Veron disputou 26 partidas, marcando um gol e contribuindo com quatro assistências.

O jogador, no entanto, não vingou como esperado por causa de uma série de lesões. Tanto é que ele chegou a disputar partidas pelo Porto B – uma na temporada 2022/23 e outra na atual, quando voltou a se machucar em outubro. Gabriel sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa em um amistoso e, desde então, não entra em campo.

Compartilhe