Novo técnico do Cruzeiro, Nicolás Larcamón viveu o ponto alto de sua carreira em maio deste ano, quando venceu a Liga dos Campeões da Concacaf. O título foi conquistado durante o período em que o argentino esteve à frente do León, do México.
Larcamón só venceu esse troféu na carreira. Ele deu seus primeiros passos como treinador em 2009, nas divisões de base do Nueva Chicago, da Argentina. Já o primeiro trabalho profissional veio sete anos depois, no Deportivo Anzoátegui, da Venezuela.
Para chegar à grande decisão continental, o León precisou passar por três adversários: Tauro, do Panamá; Violette, de Porto Príncipe; e Tigres, também do México.
Na final da Liga dos Campeões, a equipe de Larcamón enfrentou o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. O León venceu as duas partidas: 2 a 1 na ida, em casa, e 1 a 0 na volta, fora de casa.
Com essa conquista, o time garantiu vaga no Mundial de Clubes da Fifa, disputado atualmente em Jidá, na Arábia Saudita. Na última sexta-feira (15/12), o León foi eliminado na segunda fase do torneio, após perder por 1 a 0 para o Urawa Reds, do Japão.
A derrota custou o cargo de Larcamón, demitido logo após a eliminação. Se tivessem passado de fase, Los Esmeraldas enfrentariam o Manchester City, da Inglaterra, na semifinal.
Leia também: Ex-Cruzeiro era ‘cão de guarda’ de Larcamón no México
Larcamón terá Sul-Americana como desafio no Cruzeiro
Em baixa desde 2019, o Cruzeiro ficou fora de qualquer competição da Conmebol nas últimas quatro temporadas. O cenário para o ano que vem, porém, é bem mais mais positivo para a Raposa, que garantiu vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Fazer uma boa campanha continental deve ser uma das principais metas de Nicolás Larcamón no Cruzeiro. Essa será a sétima participação celeste no torneio – nas seis primeiras, o time foi eliminado de forma precoce.
Além da Sul-Americana, o Cruzeiro disputa Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2024. A equipe estrelada só anunciou um reforço para a temporada: o zagueiro Zé Ivaldo, que estava no Athletico-PR e assinou pré-contrato em julho.