O Cruzeiro fechou a contratação do atacante Gabriel Veron, que pertence ao Porto. O jogador de 21 anos será emprestado à Raposa até dezembro de 2024, com opção de compra fixada ao fim deste período.
A reportagem de No Ataque apurou que o acordo foi firmado nesta sexta-feira (22/12) após uma reunião entre o estafe do atleta e dirigentes do Porto e do Cruzeiro.
O clube celeste só não anunciou oficialmente a chegada do atacante, que só deve ocorrer na próxima semana, devido a detalhes burocráticos. Cruzeiro e Porto trocam os documentos internacionais necessários para a oficialização da transferência.
Veron chega à Toca da Raposa 2 sem custos ao Cruzeiro, que terá que arcar integralmente com os salários. A opção de compra foi fixada em 10 milhões de euros, valor semelhante ao gasto pelo Porto para tirar o jovem do Palmeiras em 2022.
Interesse pelo projeto esportivo do Cruzeiro
A diretoria cruzeirense apresentou a Gabriel Veron um projeto esportivo bastante interessante. Pelo que apurou o No Ataque, a possibilidade de voltar a desempenhar um bom futebol no Brasil e a responsabilidade de comandar o ataque do time em 2024 atraíram o atleta.
Veron se encaixou em todos os quesitos buscados pela Raposa no mercado da bola, que entende que fez um ‘upgrade’ na posição. Ele atua como ponta pelos dois lados do campo, assim como fazia Bruno Rodrigues, vendido ao Palmeiras.
Gabriel é o segundo atacante contratado pelo Cruzeiro para reforçar o elenco. Antes dele, o clube mineiro anunciou Rafa Silva, de 31 anos, que rescindiu contrato com o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul.
Gabriel Veron pelo Palmeiras
Gabriel Veron ganhou destaque no Palmeiras. Ele surgiu como a grande promessa da base após Gabriel Jesus, subindo ao profissional aos 19 anos.
A temporada de maior brilho do jovem atacante foi em 2020, já sob o comando do técnico Abel Ferreira. Ele disputou 37 partidas, marcou nove gols e deu cinco assistências.
Veron ficou no Palmeiras por três anos até ser vendido ao Porto em julho do ano passado. O clube europeu desembolsou 10,2 milhões de euros (R$ 57,3 milhões na cotação da época) para um vínculo de cinco temporadas.
O ponta deixou o time paulista com sete títulos conquistados, sendo dois Paulistas, duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), um Brasileiro (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2022).
Leia: Novo reforço do Cruzeiro revela que tinha três propostas do exterior
Trajetória do atacante no Porto
O jovem atacante chegou ao Porto no verão europeu de 2022 com a expectativa de suprir a ausência de Fábio Vieira, que foi vendido naquele ano ao Arsenal, da Inglaterra. Na primeira temporada, Gabriel Veron disputou 26 partidas, marcando um gol e contribuindo com quatro assistências.
O jogador, no entanto, não vingou como esperado por causa de uma série de lesões. Tanto é que ele chegou a disputar partidas pelo Porto B – uma na temporada 2022/23 e outra na atual, quando voltou a se machucar em outubro. Gabriel sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa em um amistoso e, desde então, não entra em campo.
Leia: Ex-gestor da XP manda recado para Everton Ribeiro e faz ‘campanha pelo Cruzeiro’