CRUZEIRO

Larcamón lidará com ataque reformulado no Cruzeiro; veja as opções do técnico

Alvo de críticas na última temporada, ataque do Cruzeiro passa por reformulação antes da chegada do técnico Nicolás Larcamón
Foto do autor
Compartilhe

Ponto crítico da última temporada, o setor ofensivo do Cruzeiro passa por grande reformulação. Os dirigentes da SAF se movimentam nos bastidores para mudar a situação do ataque celeste, que foi o pior da última edição do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o técnico Nicolás Larcamón já ganhou dois reforços para a linha de frente.

Se há jogadores chegando, também há nomes saindo. O primeiro atacante a deixar o Cruzeiro nesta janela de transferências foi Bruno Rodrigues, negociado nos últimos dias com o Palmeiras. Mesmo com altos e baixos, o camisa 9 se destacou e terminou 2023 como garçom e artilheiro do time.


Já as primeiras contratações para a linha de frente são o centroavante Rafa Silva, que retorna à Toca da Raposa para uma segunda passagem, e o ponta Gabriel Veron, emprestado pelo Porto para tentar recuperar o bom futebol que o fez ser comprado por quantia milionária.

Depois de ano em baixa, atacantes vivem indefinição no Cruzeiro

Alguns dos atletas que jogaram pelo Cruzeiro neste ano não têm permanência garantida para 2024. Com a definição do novo treinador do clube, anunciado na quarta-feira (20/12), é que devem ocorrer as análises de possíveis saídas. Jogadores que terminaram a Série A em baixa, mas se encaixam na filosofia de Larcamón, podem ganhar novas oportunidades.

O argentino tem como alternativas para os lados do campo as duas maiores contratações da era SAF. Wesley e Arthur Gomes custaram cerca de R$ 16 milhões cada um, mas tiveram desempenho questionado na primeira temporada com a camisa celeste. Principalmente o camisa 11, que ficou marcado por uma série de gols perdidos.

Destaque da Raposa na reta final do Brasileirão, Matheus Pereira é um atleta que pode atuar como meio-campista ofensivo ou como ponta. Ele está emprestado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2024. Se quiser adquirir o jogador, o Cruzeiro terá que fazer investimento recorde.

Leia: Reforço do Cruzeiro quer usar a camisa 9 e ser artilheiro em 2024

Fora por mais de 30 rodadas por causa de ruptura no tendão de Aquiles, Rafael Bilu é outro atacante de beirada que vai estar disponível para Larcamón já no começo do ano que vem.

Pouco usado desde que chegou, Paulo Vitor também é opção para o técnico. Reforço da última janela de inverno, o atleta veio do Real Valladolid em definitivo e só foi acionado oito vezes pelos treinadores que passaram pelo Cruzeiro no segundo semestre – todas como reserva.

Mesmo tendo passado por questionamentos, os pontas não foram o principal alvo de críticas na Raposa em 2023. Esse espaço foi ocupado pelos centroavantes. Nenhuma das opções testadas se encaixou. Por isso, a equipe encerrou o Brasileirão sem um jogador na função.

Além de Rafa Silva, contratado nesta semana, integram o elenco dois camisas 9: Gilberto, que foi afastado em outubro por causa de problemas comportamentais, e Rafael Elias. O Papagaio até teve chances como titular, mas virou suplente nas últimas partidas da competição.

Larcamón terá promessas da base à disposição

Também estão disponíveis para Larcamón promessas recém-promovidas das categorias de base, como Robert, João Pedro e Fernando. O primeiro deles foi o que mais teve espaço em 2023, e marcou seu nome com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, na Serrinha, em novembro, pela 35ª rodada do Brasileirão. Esse resultado foi importante, pois tirou a Raposa da zona de rebaixamento.

Outro prata da casa que disputa posição no ataque é Stênio, que terminou o ano ‘encostado’. A última vez que o ponta entrou em campo foi na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, em novembro, pela 24ª rodada.

Conforme for a atuação do Cruzeiro na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada em janeiro, novos garotos podem ser acionados por Larcamón na equipe principal.

Compartilhe