O comentarista Bruno Formiga, da TNT Sports, fez uma crítica aos grandes canais de comunicação, em especial à Globo e à Band. Ele afirmou que grande parte do Brasil é obrigado a assistir a jogos de clubes cariocas e paulistas, desprestigiando times de outras localidades.
“É muito cruel a forma como foram construídas as transmissões esportivas no Brasil, os clubes de Rio e São Paulo saíram muito na frente”, iniciou Formiga, no Charla Podcast.
“Eu nasci em Fortaleza, sou filho de carioca, e fui obrigado a ver o Campeonato Carioca porque era o que passava para Fortaleza. Lá era o Campeonato Paulista na Band ou Campeonato Carioca na Globo. O programa Globo Esporte na TV tinha o bloco local que durava seis minutos e depois tinha o bloco do Rio, que era o nacional”, acrescentou.
Bruno Formiga disse que a cobertura massiva dos clubes de Rio e São Paulo foi decisiva na nacionalização desses times.
“Então, você tem durante 20, 30 anos uma construção na cabeça das pessoas de que aquilo era o mais importante. Você foi espalhando torcedor pelo Brasil todo, e não estou tirando o mérito dos clubes, estou mostrando uma construção social que justifica esses clubes serem nacionais”, afirmou.
Atlético e Cruzeiro
Bruno Formiga questionou o motivo de grandes clubes como Atlético, Cruzeiro, Inter e Grêmio não terem o mesmo espaço.
“Por que o Cruzeiro nos anos 1970 não virou um clube nacional? Por que o Galo não virou? Por que o Inter não furou a bola? É fod*”.
Ele lembrou que várias cidades de Minas Gerais ainda recebem programação do Rio de Janeiro. “As parabólicas até hoje pegam sinal de Rio e de São Paulo. Várias cidades de Minas ainda torcem mais para clubes do Rio do que times de Minas”.