CRUZEIRO

Cruzeiro vai ao mercado e mira destaques do Campeonato Mexicano

Ronaldo muda perfil de contratações do Cruzeiro e traça alvos no Campeonato Mexicano; clube já fez três contratações para 2024
Foto do autor
Compartilhe

A Liga MX se tornou alvo de fortes olhares do Cruzeiro nesta janela de transferências. Além do técnico Nicolás Larcamón, contratado após boa passagem no León, a Raposa negocia com dois jogadores do Campeonato Mexicano para 2024. Essa ação é parte de direcionamento da diretoria estrelada para mapear mercados considerados ‘alternativos’ para os clubes do Brasil.

Larcamón fechou com o Cruzeiro dias depois de deixar o León. Em maio, o treinador de 39 anos levou os Esmeraldas a título inédito na Liga dos Campeões da Concacaf. Ele foi demitido no início de dezembro, devido à eliminação na segunda fase do Mundial de Clubes da Fifa, para o Urawa Reds.


O argentino, porém, não foi o primeiro técnico contratado pela Raposa após trabalho no futebol mexicano. Comandante celeste na conquista da Série B do ano passado, o uruguaio Paulo Pezzolano dirigia o Pachuca antes de se mudar para Belo Horizonte, no início de 2022.

Cruzeiro negocia com volante e atacante do Campeonato Mexicano

Juan Dinenno é a nova aposta do Cruzeiro para o ataque. O clube negocia a compra do centroavante argentino com o Pumas, do México. Em cinco temporadas, o atleta de 29 anos atingiu o status de ídolo da equipe. Foram 147 partidas, 60 gols e dez assistências em cinco temporadas.

“Cão de guarda” de Larcamón nos tempos de León, Lucas Romero é um jogador que pode traçar a mesma rota do treinador. O volante argentino já defendeu o Cruzeiro no passado e tem proposta para retornar em 2024. Na primeira passagem, o meio-campista de 29 anos venceu quatro títulos.

Zagueiro poderia ter sido mais a um trocar a Liga MX pelo Cruzeiro

O zagueiro Bruno Valdez ficou perto de trocar o América do México pelo Cruzeiro, em janeiro. Quando tudo parecia certo entre as partes, o atleta paraguaio desistiu do acordo com a Raposa e assinou contrato com o Boca Juniors, da Argentina. As tratativas ocorreram pouco após o fim da Copa do Mundo.

Relação esportiva entre Brasil e México mudou na última década

Em um passado não tão distante, as equipes da Liga MX competiam diretamente com as sul-americanas. A Concacaf tinha parceria com a Conmebol e mandou durante vários anos representantes para as Copas Sul-Americana e Libertadores. Isso durou até 2016. De lá para cá, os brasileiros pouco enfrentaram os mexicanos.

Se o assunto são negócios, os times da América do Norte levam vantagem em relação aos brasileiros por causa do nível de investimento. Com a criação das SAFs e algumas reformulações estruturais, os clubes daqui diminuíram essa diferença, mas ainda não conseguem atrair o mesmo número estrelas que o mercado norte-americano.

Leia: Cruzeiro encerra 2023 com quatro atletas no departamento médico

Contratações já anunciadas pelo Cruzeiro

  • Zé Ivaldo: zagueiro de 26 anos, assinou em definitivo até o fim de 2026
  • Rafa Silva: centroavante de 31 anos, assinou em definitivo até o fim de 2024
  • Gabriel Veron: atacante de 21 anos, assinou por empréstimo até o fim de 2024
Compartilhe