CRUZEIRO

Cruzeiro: Seabra explica ausências de jogadores ‘cascudos’ na Copinha

Técnico do sub-20 do Cruzeiro, Fernando Seabra explicou o motivo das ausências de jogadores ‘cascudos’ na lista de inscritos para a Copinha
Foto do autor
Compartilhe

Técnico da categoria sub-20 do Cruzeiro, Fernando Seabra explicou o motivo das ausências de jogadores mais ‘cascudos’ na lista de inscritos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Por motivos estratégicos, o treinador não convocou nenhum atleta nascido em 2003 para a disputa da competição.

De acordo com Seabra, a decisão é uma diretriz da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. Os jogadores que estão no último ano de sub-20 permanecerão em Belo Horizonte e farão parte da pré-temporada do time profissional.

“Primeiramente, quando a gente vai falar de Copa São Paulo, temos que entender qual é o projeto de formação do clube e como a competição se coloca de forma estratégica dentro deste projeto. A gente entende que os jogadores de último ano de sub-20, que são aqueles nascidos em 2003, no ano que vem, precisam estar inseridos no processo de pré-temporada do profissional”, explicou.

Esses são os casos dos zagueiros Ruan Santos e Weverton, do volante Henrique Rodrigues e do atacante João Pedro. Uma situação excepcional é a do atacante Robert, de 18 anos. Ele terminou a atual temporada com muito prestígio no elenco principal, já que marcou o gol da vitória cruzeirense por 1 a 0 sobre o Goiás, na Serrinha, pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

A pré-temporada na Toca da Raposa 2 terá início na próxima sexta-feira (5/1). A data também marcará o início do trabalho do argentino Nicolás Larcamón, ex-técnico do León, à frente do Cruzeiro.

Função da base

Seabra também afirmou que entende a estratégia do Cruzeiro. Segundo ele, a principal função das categorias de base é formar jogadores capacitados para atuarem no profissional e, posteriormente, abastecer o mercado.

“A principal função da base é formar jogadores para o profissional. Nosso alvo é atender as demandas do profissional do nosso clube, mas também colocar jogadores no mercado de uma forma geral”, disse.

“Além da gente dar fluência à nossa transição do sub-17 para o sub-20, a gente favorece a inserção desses jogadores de 2003 no mercado nacional. Essa é uma decisão estratégica que foi tomada assim como no ano passado”, completou.

Cruzeiro na Copinha

O time celeste, que está no grupo 28 da Copinha, com sede em Mogi das Cruzes, viaja para a cidade paulista no dia 02 de janeiro para a disputa da primeira fase. Campeão em 2007, o Cruzeiro busca o segundo título da competição.

A estreia do Cruzeiro será na próxima quinta-feira (04/01), às 15h15, contra o Capital-TO. A partida terá transmissão da CazéTV, pelo Youtube.

No dia 07/01, às 17h, a Raposa enfrenta a equipe de Nova Mutum-MT. O confronto que encerra a fase inicial será contra o União Mogi-SP, em 10/01, às 17h15.

Compartilhe