CRUZEIRO

Cruzeiro: onde estão os campeões da Copinha de 2007?

Time celeste busca a partir desta quinta-feira (4/1) o segundo título da maior competição de base do futebol brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Último time mineiro a vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição de base do futebol brasileiro, o Cruzeiro estreia na edição de 2024 nesta quinta-feira (4/1), às 15h15, diante do Capitol-TO, em Mogi das Cruzes.

A expectativa dos torcedores é a de que o time celeste volte a repetir a campanha de 17 anos atrás, quando a equipe comandada por Enderson Moreira conquistou a Copinha de 2007.

Mas onde estão hoje os principais jogadores daquele time? Confira o levantamento de No Ataque:

Rafael

O goleiro Rafael foi promovido ao time principal do Cruzeiro em 2008, sob o comando do técnico Adilson Batista, um ano depois de ter conquistado a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

No entanto, ele passou toda a carreira profissional como reserva de Fábio. Em 2020, ele deixou a Toca da Raposa para defender o Atlético. No Galo, ele também não teve longa sequência.

Aos 34 anos, Rafael é o goleiro titular do São Paulo. Ele foi contratado pelo time paulista em dezembro de 2022. No ano passado, ele foi campeão da Copa do Brasil e defendeu o tricolor em 66 partidas.

Guilherme

Guilherme foi o destaque do Cruzeiro no título da Copinha de 2007 ao marcar sete gols. Promovido ao time principal no mesmo ano, o então atacante encerrou a temporada com 33 jogos e 13 gols – três no Campeonato Mineiro e dez no Campeonato Brasileiro.

Em 2008, Guilherme faturou o Campeonato Mineiro pela Raposa, no primeiro semestre, e terminou o Brasileiro como artilheiro do time, com 18 gols. A equipe conduzida pelo técnico Adilson Batista alcançou o terceiro lugar na Série A, com 67 pontos, e se classificou para a Copa Libertadores do ano seguinte. Na temporada, o camisa 11 fez 23 gols em 51 jogos.

Em janeiro de 2009, o Cruzeiro vendeu Guilherme ao Dinamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros – R$ 15 milhões na época -, recebendo ainda o atacante Kléber, ex-Palmeiras, como moeda de troca. Em agosto, o jogador foi emprestado ao CSKA Moscou, da Rússia. Um ano depois, regressou ao Dínamo.

Em março de 2011, o Atlético comprou 60% dos direitos econômicos de Guilherme ao Dínamo de Kiev por 6 milhões de euros (pouco mais de R$ 14 milhões). Apesar de ter convivido bastante com lesões, o jogador teve momentos de grande importância, especialmente nos títulos da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014.

No geral, ele balançou a rede 27 vezes em 147 partidas pelo Galo, além de colaborar com 29 assistências.

Depois de defender o arquirrival do Cruzeiro, Guilherme ainda passou por Antalyaspor, Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, América, Brusque e São Joseense. A última partida disputada por ele foi em janeiro de 2022. Hoje, aos 35 anos, Guilherme está sem clube.

Maicon

Depois da Copinha, o zagueiro Maicon foi alçado ao profissional do Cruzeiro ainda em 2007, quando disputou a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Wellington, autor do segundo gol da vitória por 2 a 0, na partida de volta, no Mineirão. O resultado, contudo, foi insuficiente para o título, uma vez que o rival ganhou na ida por 4 a 0.

Após breve passagem pela Cabofriense-RJ, Maicon retornou ao Cruzeiro e participou de uma excursão com a equipe B em Portugal, em 2008. Devido ao bom desempenho, Maicon foi emprestado ao Nacional em 2008/2009 e posteriormente vendido ao Porto, onde permaneceu por sete anos e conquistou uma Liga Europa, três Campeonatos Portugueses e duas Taças de Portugal. Foram 13 gols em 190 partidas oficiais.

Em 2016, Maicon retornou ao Brasil para atuar pelo São Paulo. Na sequência da carreira, vestiu as camisas do Galatasaray, da Turquia, e do Al-Nassr, da Arábia Saudita, até voltar para o Cruzeiro em uma breve passagem em 2022. Naquele mesmo ano, ele foi para o Santos e hoje defende o Vasco.

Outros jogadores

Aldo – O lateral-direito hoje joga como volante e defende o Brasiliense.

Wellington Reis – O zagueiro hoje defende o Paranoá.

Anderson Luis – O lateral-esquerdo não joga desde 2018. Último clube: Toledo.

Paulinho Dias – O volante não joga desde agosto de 2023. Último clube: Metropolitano.

Magno Cruz – O meio-campista hoje defende o Jiangxi Lu Mountain, da China.

Jonathas – O atacante Jonathas foi contratado para defender o Athletic em 2024.

Compartilhe