Com as várias chegadas e saídas, aos poucos, o elenco do Cruzeiro para a temporada de 2024 vai ganhando forma. Uma situação que está prestes a ser resolvida é a do atacante Stênio. A Raposa encaminhou o empréstimo do jovem de 20 anos para o AVS, de Portugal.
Stênio tem negociação adiantada para o empréstimo de um ano. Se confirmada a transação, ele chegará ao líder da Segunda Divisão do Campeonato Português, com 34 pontos, em meio a atual temporada europeia.
O No Ataque apurou que, antes da tratativa ser concluída, Stênio ainda passará por uma análise interna da comissão do novo treinador celeste, Nicolás Larcamón. O argentino avaliará as peças que tem à disposição no elenco antes de abrir mão de alguém.
Há uma semana, o staff de Stênio trabalhava com a possibilidade de permanência na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, já que o Cruzeiro não havia sinalizado sobre a intenção de saída.
- Leia também: Cruzeiro mira atacante brasileiro da Premier League
O cria da base do Cruzeiro tem contrato com o clube mineiro até dezembro de 2026.
A informação do possível empréstimo de Stênio foi adiantada pelos jornalistas Venê Casagrande e Samuel Venâncio e confirmada pela reportagem.
Trajetória de Stênio no Cruzeiro
Stênio estreou no profissional do Cruzeiro em julho de 2020, sob o comando de Enderson Moreira. Ele fez 18 jogos, não marcou gol e foi emprestado ao time sub-20 do Torino, da Itália, em agosto de 2021.
O clube celeste recebeu R$ 440 mil pela cessão do atacante. O valor do ‘passe’ de Stênio foi fixado em dois milhões de euros (R$ 12,1 milhões na cotação da época) por 70% dos direitos econômicos. Contudo, o Torino preferiu não exercer a opção de compra e liberou o jogador.
Depois que retornou à Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, em julho de 2022, Stênio conviveu com algumas lesões. Ele sofreu uma luxação no ombro direito que o tirou dos gramados por dois meses.
Em 2023, Stênio recebeu poucas chances com os quatro técnicos que comandaram o Cruzeiro – Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori. Das 52 partidas da equipe na temporada, o ponta foi acionado em 20 ocasiões, sendo apenas três como titular. Ele não marcou gol e nem deu assistência.
Primeiro gol no profissional
Para Stênio, a partida contra o Bahia, no Mineirão, em 23 de julho de 2022, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, teve vários significados especiais. O gol, que deu a vitória ao Cruzeiro por 1 a 0, foi também o primeiro dele como profissional.
O duelo contra o Tricolor de Aço também marcou o retorno de Stênio à Raposa após o período emprestado ao Torino.
Além de ter entrado para os livros de história do Cruzeiro, o primeiro gol de Stênio foi eternizado na pele do jogador. Ele tatuou o nome dos times, a data da partida e o momento em que balançou a rede. O tento foi anotado aos 20 minutos do segundo tempo, após rebote do goleiro Danilo Fernandes em finalização de Bruno Rodrigues.