O Cruzeiro se manifestou sobre a morte do ex-jogador de futebol Franz Beckenbauer, ídolo do Bayern de Munique e da Seleção da Alemanha. O antigo zagueiro faleceu na noite desse domingo (7/1), aos 78 anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8).
Embora a causa do óbito não tenha sido informada, Beckenbauer vinha lidando com problemas de saúde nos últimos anos, como a perda da visão do olho direito, algumas cirurgias no coração e um grau de demência associado ao Mal de Parkinson.
Nas redes sociais, a Raposa recordou a final da Copa Intercontinental de 1976, no qual teve o Bayern como rival. Sob a liderança de Beckenbauer em campo, o clube alemão ficou com o título ao ganhar em Munique, por 2 a 0, e empatar por 0 a 0 em Belo Horizonte.
O Cruzeiro presta homenagem a uma das grandes lendas do futebol mundial, o zagueiro e técnico alemão Franz Beckenbauer. Nosso time de 1976 teve o grande desafio de enfrentar o Bayern de Munique no Mundial de Clubes e viu de perto a sua genialidade. Seu legado permanece!
Cruzeiro sobre Franz Beckenbauer
Nas fotos publicadas pelo clube celeste há registros de Beckenbauer marcando o atacante Palhinha (que morreu em julho de 2023, aos 73 anos), bem como cumprimentando o ponta-direita Jairzinho e o volante Wilson Piazza.
O Cruzeiro se qualificou para o Mundial por ter ganhado a Copa Libertadores em 1976 – superou o River Plate, da Argentina, na decisão. O Bayern, por sua vez, levou a melhor diante do Saint-Éttiene, da França, na final da Taça dos Campeões Europeus (desde 1992 denominada Liga dos Campeões da Uefa).
Carreira de Beckenbauer
Apelidado de “Kaiser” (imperador em alemão), Franz Beckenbauer ganhou a Copa do Mundo como jogador, em 1974, e na função de técnico, em 1990. Somente ele, o brasileiro Zagallo e o francês Didier Deschamps conquistaram esse feito.
Além de zagueiro, Beckenbauer atuava como líbero – atleta do sistema de três defensores com participação efetiva no ataque – e volante. A qualidade técnica lhe proporcionou muitas assistências e gols, sobretudo em arremates de longa distância.
Beckenbauer disputou 584 partidas oficiais pelo Bayern de Munique e marcou 74 gols. Entre os principais títulos estão três Ligas dos Campeões da Europa e cinco Campeonatos Alemães.
O ‘Kaiser’ também vestiu a camisa do New York Cosmos-EUA, onde atuou ao lado de Pelé, e do Hamburgo, da Alemanha. Pela seleção de seu país, Franz contabilizou 14 gols em 103 jogos.
Beckenbauer ainda serviu como presidente do Bayern de Munique, de 1994 a 2009, e foi superintendente do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA de 2006, na Alemanha.