O Cruzeiro está garantido na Supercopa Feminina 2024. A diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (10/1), os documentos técnicos do torneio, como tabela e regulamento.
A Supercopa abre o calendário de competições do futebol feminino. Em 2024, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Real Brasília, Ferroviária, Internacional e Avaí/Kindermann brigarão pelo título da terceira edição do campeonato entre 11 e 18 de fevereiro.
Num primeiro instante, os clubes participantes serão divididos em quatro grupos de dois. Posteriormente, os vencedores de cada confronto garantirão vaga na semifinal. Então, quem triunfar, avança à final. Como definido pela CBF, todos os duelos são eliminatórios.
Na próxima sexta-feira (12/1), a entidade máxima do futebol brasileiro realizará o sorteio para formação das chaves. Os torcedores podem acompanhar pelo Youtube, no canal da CBF TV.
Como consta no regulamento, os primeiros sorteados de cada pote serão os mandantes na primeira fase. Depois, quem tiver a melhor campanha, definida a partir da somatória de pontos e do número de vitórias, mandará.
Critério de participação utilizado pela CBF
A CBF divulgou o critério de participação para a Supercopa Feminina:
“Critério 1: Os 8 (oito) Clubes melhores colocados, limitados a 1 (um) Clube por Estado, no Bloco de 16 (dezesseis) Clubes, composto pelos 12 (doze) Clubes melhores colocados do Brasileirão Feminino A1 de 2023, que serão classificados respectivamente entre a 1º e 12º colocações do Bloco, e os 4 (quatro) Clubes melhores colocados do Campeonato Brasileiro Feminino A2 de 2023, que serão classificados respectivamente entre a 13ª e a 16ª colocações do Bloco;
§ 1º – No caso do não preenchimento das 8 (oito) vagas pelo critério acima, em razão da ausência de 8 (oito) Clubes de Estados diferentes no Bloco supramencionado:
a) A Federação melhor ranqueada no RNF/FF 2024 terá direito a 2 (duas) vagas, sendo selecionado o segundo Clube, filiado à Federação, melhor posicionado no Bloco de 16 (dezesseis) Clubes“
Clubes participantes
- Sport Club Corinthians Paulista – Melhor colocado SP – Campeão Brasileirão Feminino A1 2023
- Clube de Regatas do Flamengo – Melhor colocado RJ – 6º colocado Brasileirão Feminino A1 2023
- Sport Club Internacional – Melhor colocado RS – 7º colocado Brasileirão Feminino A1 2023
- Cruzeiro Esporte Clube – Melhor colocado MG – 8º colocado Brasileirão Feminino A1 2023
- Associação Esportiva Kindermann – Melhor colocado SC – 10º colocado Brasileirão Feminino A1 2023
- Real Brasília Futebol Clube – Melhor colocado DF -11º colocado Brasileirão Feminino A1 2023
- Ferroviária Futebol S/A – 2º Melhor colocado SP – Vice-campeão Brasileirão Feminino A1 2023
- Fluminense Football Club – 2º Melhor colocado RJ – Vice-campeão Brasileiro Feminino Binance A2 2023
Datas Supercopa Feminina
Em 11 de fevereiro (domingo), as equipes disputarão a primeira fase. As semifinais estão marcadas para 14 de fevereiro (quinta-feira). A grande final será em 18 de fevereiro (domingo). A CBF ainda não divulgou os horários dos jogos.
- Primeira fase: 11/2 (domingo)
- Semifinais: 14/2 (quinta-feira)
- Final: 18/2 (domingo)