Atacante do Cruzeiro, Gilberto pode se juntar ao atacante Lucas Pratto, ex-Atlético, no ataque do Olimpia, do Paraguai. É o que garante o site paraguaio Versus.
Bicampeão da Libertadores, o clube está muito interessado em contar com o centroavante da Raposa para a temporada 2024, segundo a publicação. Embora esteja impossibilitado de contratar por sanção da Fifa, o Olimpia está trabalhando nos bastidores para que a proibição se encerre logo. Assim, já agiliza negociações e busca acertar com possíveis reforços, que serão anunciados após o fim da punição.
Os principais casos que levaram à sanção da Fifa são as dívidas com o atacante togolês Emmanuel Adebayor e com o volante argentino Nicolás Domingo. As duas situações estão bem próximas de resoluções. O clube já chegou a acordo com o staff de Adebayor e tudo já está documentado pela Fifa.
No caso de Domingo, as partes também já se acordaram economicamente – falta apenas comunicar à Fifa, para que a solução seja oficializada.
Gilberto no Olimpia: o que sabemos
A reportagem do No Ataque entrou em contato com Julio Ernesto Fiménez, executivo de futebol do Olimpia, e perguntou sobre o interesse do clube em Gilberto. O dirigente respondeu que não pode confirmar a informação, pois está fora do Paraguai.
Os empresários de Gilberto não responderam à reportagem até a publicação desta matéria.
O Cruzeiro não se posicionou oficialmente sobre a situação. Contudo, o No Ataque apurou que o clube estuda uma maneira de viabilizar a saída do atacante – seja entrando em acordo por rescisão amigável de contrato, seja negociando o atleta com outra equipe.
Gilberto decepcionou no Cruzeiro
A temporada de 2023 foi uma das piores da carreira de Gilberto, de 34 anos. Em 32 jogos com a camisa do Cruzeiro, o atacante balançou a rede apenas seis vezes.
Diante do desempenho aquém do esperado, ele foi contestado por diversos torcedores pela seca de gols e chegou a ser afastado pela diretoria na reta final do Campeonato Brasileiro.
Pratto se acertou com Olimpia
Ex-atacante do Atlético, Lucas Pratto acertou com o Olimpia para a temporada 2024. O centroavante chega ao Paraguai após ser dispensado pelo Defensa y Justicia, da Argentina.
O argentino deve ser anunciado como novo reforço da equipe assim que a Fifa encerrar a sanção que impede o time de contratar.
Segundo o TyC Sports, da Argentina, Pratto era um sonho antigo do técnico do Olimpia, Chic Arce. Quando comandou o Cerro Porteño, em 2020, o treinador tentou contratar o camisa 9, que rechaçou deixar o Feyenoord, da Holanda, na ocasião.
Na passagem pelo Defensa y Justicia, Pratto disputou 23 jogos, marcou três gols e anotou uma assistência. O ‘Urso’ atuou pelo clube da cidade de Florencio Varela por apenas seis meses, após a saída do Vélez Sarsfield em julho de 2023.
Pratto se destacou no Atlético
O argentino atuou pelo Atlético de 2015 a 2017. Com a camisa alvinegra, anotou 42 gols em 107 jogos e se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do Galo.
Pratto venceu apenas um título pelo time mineiro: o Campeonato Mineiro de 2015.
Em 2017, Pratto foi vendido ao São Paulo. No Tricolor, fez 14 gols em 46 jogos. Ao final daquela temporada, o Urso retornou ao futebol argentino – se transferiu para o RIver Plate, onde ficou por três temporadas e levantou o principal troféu da carreira dele: a Copa Libertadores de 2018.