COPA SÃO PAULO

Cruzeiro vence Coritiba e vai à semifinal da Copinha

Com gol de Pedrão, Cruzeiro bate Coritiba por 1 a 0 e se classifica para enfrentar o Flamengo na penúltima fase da Copa São Paulo
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro segue com o sonho de conquistar o segundo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta sexta-feira (19/1), o time celeste ganhou do Coritiba por 1 a 0, na Arena Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. O zagueiro Pedrão fez o gol da vitória azul em finalização de cabeça aos 29 minutos do segundo tempo.

O adversário do Cruzeiro na semifinal da Copinha será o Flamengo, que lidou com muitas dificuldades diante do Aster, algoz do Palmeiras e sensação da competição. A classificação rubro-negra só veio nos pênaltis, com triunfo por 4 a 3. No tempo normal, as equipes empataram por 1 a 1, em Osasco. No outro confronto, Corinthians e Novorizontino brigam por vaga na decisão.

A Federação Paulista de Futebol confirmou no fim da noite que a semifinal da Copinha será na segunda-feira, 22 de janeiro. Novorizontino e Corinthians se enfrentam às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo; enquanto Flamengo e Cruzeiro jogam às 19h30, na Arena Barueri.

O jogo

O Cruzeiro dominou as ações no primeiro tempo e só não abriu o placar em função das intervenções do goleiro Pedro Morisco. Ele foi decisivo ao defender quatro finalizações celestes, de Tevis, Henrique, Carlos Gómez e Fernando. O camisa 1 do Coritiba ainda contou com a sorte quando a Raposa carimbou o travessão aos 24 minutos da etapa inicial.

Morisco, de 20 anos, jogou as três últimas rodadas do Brasileirão de 2023, nas quais o Coxa deu chances a jovens das categorias de base em meio ao rebaixamento à Série B. O atleta de 1,90m, que fará parte do elenco principal em 2024, foi alvo do Bragantino ao término da temporada passada. O clube paranaense recusou proposta de R$ 10 milhões dos paulistas.

O Coritiba também teve suas chances para marcar. E Otávio, goleiro do Cruzeiro, mostrou que não está por baixo. Aos 33, ele fechou bem o canto esquerdo e espalmou o chute forte de Kaio César, que havia driblado Bruno Alves. Na etapa final, aos 6 minutos, o arqueiro celeste cresceu diante de Rian Alves, evitando que o chute na entrada da área balançasse a rede.

No decorrer do segundo tempo, Fernando Seabra fez várias modificações no Cruzeiro: saíram Tevis, Henrique Silva, Vitinho, Bruno Alves, Carlos Gómez e Gui Meira; entraram Rhuan Gabriel, Jhosefer, João Gabriel, Kelvin, Victor Jesus e André.

Com a equipe descansada, a Raposa forçou os erros defensivos do Coritiba e conseguiu um escanteio aos 29 minutos. Após a cobrança, Fernando ficou com a sobra e cruzou com efeito. Enquanto a zaga do Coxa olhou apenas para a bola, Pedrão surgiu na pequena área e cabeceou no canto direito de Morisco: 1 a 0.

O segundo gol cruzeirense quase veio poucos minutos depois, quando o zagueiro Jean Pedroso, do Coritiba, falhou ao tentar dar um chutão para tirar a bola da grande área. Rhuan Gabriel foi à linha de fundo e bateu rasteiro, mas Ruan Índio não conseguiu completar para o fundo da rede.

Nos minutos finais, o Coritiba partiu de forma desesperada para o ataque em busca do empate. O técnico Guilherme Bossle apostou na estatura de 1,90m de Jean Pedroso e o colocou na frente para brigar pelas bolas altas. Só que a defesa mineira se segurou bravamente e garantiu o resultado que valeu o passaporte para a semifinal da Copinha.

CRUZEIRO 1X0 CORITIBA

Cruzeiro
Otávio; Carlos Gómez (Victor Jesus), Pedrão, Bruno Alves (Kelvin) e Vitinho (João Gabriel); Henrique Silva (Jhosefer); Xavier e Gui Meira (André); Tevis (Rhuan Gabriel), Fernando e Ruan Índio. Técnico: Fernando Seabra

Coritiba
Pedro Morisco; Jean Pedroso, Guilherme Aquino, Kauê Oliveira e João Vitor (Léo Diniz); Jorge (Kauã), Jean Gabriel e Rian Alves (Keder Júnior); Kaio César, Lucas Ronier e Ruan Assis (Brayan). Técnico: Guilherme Bossle

Gol: Pedrão, aos 29 do 2T (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Henrique Silva e Vitinho (Cruzeiro); Lucas Ronier (Coritiba)

Motivo: quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Estádio: Arena Barueri, em Barueri-SP
Data: sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Árbitro: Juliano José Alves Rodrigues
Assistentes: Alexandre Nascimento da Silva e Gabriel Rodrigues Santos

Campanha do Cruzeiro na Copinha

  • 4/1 – Cruzeiro 1×0 Capital FC – grupo 28
  • 7/1 – Nova Mutum-MT 1×1 Cruzeiro – grupo 28
  • 10/1 – União Mogi-SP 0x9 Cruzeiro – grupo 28
  • 13/1 – Cruzeiro 1×0 Madureira-RJ – segunda fase
  • 15/1 – Portuguesa 0x1 Cruzeiro – terceira fase
  • 17/1 – Santos 0x3 Cruzeiro – oitavas de final
  • 19/1 – Cruzeiro 1×0 Coritiba – quartas de final
  • 22/1 – Flamengo x Cruzeiro – semifinal
Compartilhe