O ex-diretor de comunicação e negócios do Cruzeiro, Valdir Barbosa, revelou bastidores de negociação frustrada com o meio-campista Lucas Lima. Em 2015, o dirigente celeste havia firmado acordo verbal pelo jogador do Santos antes de decisão do Campeonato Paulista.
Em entrevista ao podcast Bora pra Resenha, Valdir contou que a negociação desandou por causa de entrevista de um funcionário do Cruzeiro. Na véspera da decisão do Paulistão entre Palmeiras e Santos, o diretor da Raposa foi a São Paulo para assinar os últimos documentos que faltavam. Isso porque a janela de transferências fechava na segunda-feira, e o jogo seria no domingo.
“A janela fechava na segunda-feira. No domingo, Palmeiras e Santos decidiam o Campeonato Paulista na Vila Belmiro. Eu já tinha ido lá uns 15 dias antes e já sabia dos valores. Estava tudo certo. Eu me reuni com o procurador do Lucas Lima no hotel e acertamos o contrato. No papel tudo assinado, quanto ele ia ganhar. Estava tudo apalavrado com o presidente do Santos”, começou.
Esperançoso e animado com o negócio, Valdir contou que estava tranquilo no hotel quando recebeu uma ligação do repórter Victorino Chermont (que morreu em novembro de 2016 no acidente aéreo da Chapecoense). O jornalista dos canais Fox Sports contou que Benecy Queiroz, funcionário que trabalhou no Cruzeiro por quase 50 anos, havia contado em entrevista que o clube acertaria com Lucas Lima. Foi o estopim para o Santos colocar um ponto final na situação.
“Saí de Belo Horizonte numa quinta-feira. Faltava a assinatura com o Santos. Ele falou que segunda-feira, independentemente do resultado, eu poderia descer para Santos. Aí na sexta-feira à noite, me liga o Victorino e me pergunta se eu estava em Santos, porque o Benecy Queiroz tinha dado uma entrevista ao Uol e dito que eu estava em Santos para buscar o Lucas Lima. Aí o presidente do Santos xingou muito, porque ele estava na véspera de uma decisão do paulista, o cara poderia ser vaiado, estava certo. Aí ele falou que não ia mais ter negócio”
Valdir Barbosa, ex-diretor do Cruzeiro
Lucas Lima
Naquele ano, inclusive, o Santos acabou campeão do Paulista. Lucas Lima ficou no Peixe por mais duas temporadas, quando se transferiu para o Palmeiras. Pelo Verdão, foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil e de duas Libertadores. Depois, fechou com o Fortaleza, mas teve passagem apagada pelo clube cearense.
Em 2023, Lucas retornou ao Santos. Ele disputou 50 jogos, marcou dois gols e deu 10 assistências. O Peixe acabou rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Por causa do salário elevado no cenário atual do Alvinegro Praiano, o meia de 33 anos não está nos planos do técnico Fábio Carille para 2024.