O Cruzeiro está nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após vencer o Coritiba por 1 a 0, a Raposa segue na briga pelo título. O time mineiro está em busca do bicampeonato.
O único troféu da equipe estrelada foi conquistado em 2007, quando o time era comandado pelo técnico Enderson Moreira. Na ocasião, o título veio após um jogo emocionante contra o São Paulo, na grande final.
No Pacaembu, a partida ficou no empate por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o Cruzeiro levou a melhor e se sagrou campeão após fazer 6 a 5.
Leia também:
- Pedrão, do Cruzeiro, celebra gol: ‘Estava ali para empurrar a bola’
- Cruzeiro: qual formação tática Larcamón deve usar na estreia do Mineiro
Campanha na Copinha de 2007
Para chegar até a final, o Cruzeiro se classificou em primeiro no Grupo I, com sete pontos em três jogos. Foram duas vitórias e um empate na primeira fase. A Raposa venceu Portuguesa (2 a 0) e Náutico (6 a 0) e ficou no empate com o Amparo (1 a 1).
Na segunda fase, o time celeste superou o Corinthians por 3 a 2. Depois, passou por Vitória (2 a 1), São José-SP (6 a 2) e São Bernardo (5 a 4) para chegar à final contra o São Paulo.
A geração campeã ficou marcada por revelar diversos jogadores, entre eles o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o atacante Guilherme, que foi o artilheiro cruzeirense no torneio, com sete gols.
Em busca do bicampeonato
Em 2024, o Cruzeiro vai em busca do bicampeonato. O adversário da próxima fase já está definido. O time mineiro enfrenta o Flamengo na briga pela vaga na final.
Em 1996 e 2002, o clube celeste foi vice-campeão da Copinha ao perder, respectivamente, para América e Portuguesa.
Em 2016, a Raposa caiu nas semifinais. Depois, em 2019 e 2022, despediu-se nas quartas. No ano passado, apesar de ter feito a melhor campanha da fase de grupos, o time foi eliminado da competição ainda nas oitavas.