CRUZEIRO

Cruzeiro na final da Copinha: onde estão os campeões de 2007

Cruzeiro derrotou Flamengo por 2 a 1 nessa segunda-feira (22/1), na Arena Barueri, e garantiu vaga na decisão da Copinha após 17 anos
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Após 17 anos, o Cruzeiro bateu o Flamengo por 2 a 1 na última segunda-feira (22/1) e retornou à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 2007, os Crias da Toca acabaram com a festa dos paulistas e conquistaram o título do torneio de base ao vencer o São Paulo por 6 a 5 nas penalidades. E onde estão os campeões daquele ano?

Para a partida decisiva, o treinador Enderson Moreira escalou: Rafael; Aldo (Márcio), Maicon, Wellington e Anderson; Paulinho, Carlos Magno e Carlos (Luís Fernando); Guilherme, Vinicius (Simões) e Jonathas.

Onde estão os campeões de 2007?

Rafael

O goleiro Rafael subiu à equipe principal do Cruzeiro em 2008, sob o comando do técnico Adilson Batista. Mas não teve muitas oportunidades, já que passou a carreira como reserva de Fábio. Em 2020, ele deixou a Toca da Raposa para defender o Atlético. No Galo, também não teve longa sequência.

Aos 34 anos, Rafael é o goleiro titular do São Paulo. O time paulista o contratou em dezembro de 2022. No ano passado, foi campeão da Copa do Brasil e defendeu o tricolor em 66 partidas.

Elisson

O goleiro Elisson ainda atua como profissional. Neste ano, veste a camisa do Operário.

Aldo

Atualmente, Aldo atua como meio-campista do Brasiliense. Aos 35 anos, o jogador disputará o Campeonato Brasiliense, a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa Verde e a Copa do Brasil.

Márcio

Márcio chegou a subir para o time principal em fevereiro de 2008. Jogou apenas sete minutos como profissional até se mudar para o Joinville. Ele encerrou a carreira em 2018, quando defendia o Serranense.

Maicon

Depois da Copinha, o zagueiro Maicon foi alçado ao profissional do Cruzeiro ainda em 2007, quando disputou a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Wellington, autor do segundo gol da vitória por 2 a 0, na partida de volta, no Mineirão. O resultado, contudo, foi insuficiente para o título, uma vez que o rival ganhou na ida por 4 a 0.

Após breve passagem pela Cabofriense-RJ, Maicon retornou ao Cruzeiro e participou de uma excursão com a equipe B em Portugal, em 2008. Devido ao bom desempenho, Maicon foi emprestado ao Nacional em 2008/2009 e posteriormente vendido ao Porto, onde permaneceu por sete anos e conquistou uma Liga Europa, três Campeonatos Portugueses e duas Taças de Portugal. Foram 13 gols em 190 partidas oficiais.

Em 2016, Maicon voltou para o Brasil para atuar pelo São Paulo. Na sequência da carreira, vestiu as camisas do Galatasaray, da Turquia, e do Al-Nassr, da Arábia Saudita, até voltar para o Cruzeiro em breve passagem em 2022. Naquele mesmo ano, foi para o Santos e hoje defende o Vasco.

Welligton

Depois que deixou o Cruzeiro, Wellington passou por vários clubes do futebol brasileiro, como Botafogo, Atlético-GO, Ponte Preta, Barueri, Uberlândia, Araxá e outros. Hoje, joga pelo Paranoá.

Anderson

O lateral-esquerdo Anderson se despediu do futebol em 2018. Antes de deixar os gramados, defendeu o Toledo.

Paulinho

Aos 35 anos, o volante Paulinho segue na ativa. Neste ano, foi contratado pelo Novo Hamburgo e disputará o Campeonato Gaúcho. Depois que saiu do Cruzeiro, passou por Chapecoense, Athletico-PR, Bahia, Joinville, Ituano e outros.

Carlos Magno

Aos 35 anos, o meio-campista hoje veste a camisa do Jiangxi Lu Mountain, da China.

Jonathas

Revelado pelo Cruzeiro em 2008, Jonathas é atacante do Athletic. Nesta temporada, vai brigar pelo Campeonato Mineiro e pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Marcos

O lateral-direito Marcos, aos 34 anos, veste a camisa do Santa Cruz-RS.

Josimar

O também lateral-direito Josimar não entra em campo desde 2018, quando defendeu o Batel, de Guarapuava.

Luisão

Os últimos registros do zagueiro Luisão como jogador de futebol são de 2011. Naquele ano, ele vestiu a camisa do Araguaína.

Wallace

O último clube do defensor Wallace foi o Angra dos Reis, em 2021.

Pablo

Pablo não estendeu a carreira no futebol. Como consta a plataforma OGol, o atleta atuou pela última vez em 2013, com a camisa da Francana.

Vitor Leal

Vitor Leal também não atua mais como jogador. Em 2018, defendeu o Flamengo-PI.

Caio Tavera

Depois que deixou o Cruzeiro, o meio-campista Caio Tavera passou por breve experiência na Itália. De volta ao futebol brasileiro, deixou os campos em 2018, quando vestia a camisa do Uberaba.

Geovane

O volante Geovane ainda segue carreira como profissional. Atualmente, ele defende o Novorizontino.

Lucas Chiaretti

Atacante, Lucas Chiaretti construiu a carreira na Itália. Ele se aposentou em 2020, pelo Pordenone Calcio.

Guilherme

Destaque daquela edição da Copinha, Guilherme marcou sete gols. No mesmo ano, foi promovido ao time principal. Em 2008, Guilherme faturou o Campeonato Mineiro pela Raposa, no primeiro semestre, e terminou o Brasileiro como artilheiro do time, com 18 gols. 

No ano seguinte, o jogador se transferiu ao Dinamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros – R$ 15 milhões na época -, recebendo ainda o atacante Kléber, ex-Palmeiras, como moeda de troca. Depois, passou por CSKA Moscou, da Rússia.

Em 2011, o Atlético o contratou. No Galo, conquistou a Copa Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014. Depois, defendeu Antalyaspor, Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, América, Brusque e São Joseense.

Nesta temporada, assinou contrato com o Cianorte e disputará o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro com a nova equipe.

Cruzeiro na Copinha de 2024

O Cruzeiro chegou à final da Copinha de 2024 de forma invicta. A Raposa selou a vaga na decisão ao derrotar o Flamengo por 2 a 1 na última segunda-feira (22/1), na Arena Barueri, na Grande São Paulo.

O jogo da taça está marcado para quinta-feira (25/1). A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não divulgou o horário e o local da partida.

Compartilhe