CRUZEIRO

Veja posição do Cruzeiro entre clubes mais valiosos do Brasil, segundo estudo

Raposa subiu duas posições, mas segue fora do top 10, como apontou o estudo da Sports Value

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Além de mais uma temporada na elite, a permanência do Cruzeiro na Série A em 2023 acompanhou uma valorização da equipe. Porém, a Raposa ainda segue distante dos clubes mais valiosos do Brasil, como apontou o estudo da Sports Value, divulgado nesta terça-feira (23/1).

A análise definiu que o Cruzeiro terminou 2023 com o valuation – termo usado no mercado financeiro para valor – de R$ 766 milhões, estando assim na 12ª posição, duas à frente da colocação que estava no ranking de 2022.

No estudo, a Sports Value considerou quatro aspectos para chegar a esses montantes de cada clube: os ativos, o valor da marca, o valor do plantel (jogadores profissionais e base) e as receitas nas competições disputadas.

Desta forma, o Cruzeiro teve um crescimento de R$ 80 milhões de 2022 para 2023, ou seja, aumentou 12% para alcançar a marca de R$ 766 milhões, ultrapassando Botafogo e Vasco. O clube foi o nono que mais cresceu entre as principais equipes brasileiras.

Esse crescimento passa pela valorização do elenco celeste. Os jogadores correspondem a 28% do valuation do Cruzeiro, ou seja, R$ 214,5 milhões. Em 2022, o valor em relação ao plantel era de R$ 150 milhões. Logo, houve um acréscimo de R$ 64,4 milhões neste setor.

Perfil de valuation do Cruzeiro

  • 48% ativo sem jogadores = R$ 367,7 milhões
  • 20% de valor da marca = R$ 153,2 milhões
  • 28% plantel + base = R$ 214,5 milhões
  • 4% registro = R$ 30,6 milhões
  • Total = R$ 766 milhões

Cruzeiro vale mais do que em 2022, mas ainda distante de 2020

A Raposa subiu duas posições no ranking dos clubes mais valiosos do Brasil devido ao aumento de R$ 80 milhões no valuation. No entanto, os valores ainda estão distantes de 2020, ano seguinte à queda à Série B.

“Reestruturação como SAF ajudou na evolução dos ativos, mas ainda distante dos valores de 2020”, afirmou o estudo.

Os 15 clubes com maior valuation do futebol brasileiro em 2023

  • 1º Flamengo: R$ 4,52 bilhões
  • 2º Palmeiras: R$ 3,57 bilhões
  • 3º Corinthians: R$ 3,07 bilhões
  • 4º Atlético: R$ 2,95 bilhões
  • 5º São Paulo: R$ 2,21 bilhões
  • 6º Internacional: R$ 2,12 bilhões
  • 7º Athletico-PR: R$ 2,09 bilhões
  • 8º Fluminense: R$ 1,45 bilhão
  • 9º RB Bragantino: R$ 1,187 bilhão
  • 10º Santos: R$ 1,184 bilhão
  • 11º Grêmio: R$ 1,03 bilhão
  • 12º Cruzeiro: R$ 766 milhões
  • 13º Fortaleza: R$ 636 milhões
  • 14º Botafogo: R$ 598 milhões
  • 15º América: R$ 582 milhões

Os critérios analisados pelo estudo

  • Ativos circulante e imobilizado: Caixa e bancos, aplicações financeiras, estádio, CT, edificações;
  • Valor da marca: Potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo, tamanho torcida, distribuição geográfica e engajamento. Há o potencial esportivo, de quanto cada clube investe em jogadores e departamento de futebol. E o aproveitamento real das receitas oriundas da marca;
  • Elenco: Valor do plantel do time profissional atual e o registro contábil dos gastos de formação de jogadores das categorias de base;
  • Registros: Receitas garantidas, inerentes às competições que os clubes participam.
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