O Cruzeiro volta à decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior depois de 17 anos e buscará o segundo título da competição. O único troféu da Raposa foi conquistado em 2007, ano em que superou o São Paulo por 6 a 5 na disputa de pênaltis depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Antes, a Raposa foi finalista da Copinha em outras duas oportunidades. A equipe celeste chegou à decisão pela primeira vez em 1996, mas perdeu para o América por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato. Já em 2002, o Cruzeiro e perdeu a final para a Portuguesa por 1 a 0, no Canindé.
O Cruzeiro voltou à decisão da Copinha cinco anos depois, em 2007, e conquistou o inédito título. Naquela campanha, os crias da Toca terminaram invictos e com o melhor ataque do torneio, com 26 gols em oito partidas.
Em 2024, a Raposa terá pela frente no jogo decisivo o Corinthians, maior campeão do torneio, com 10 títulos. Antes de chegar à final, o Cruzeiro foi como líder do grupo 28 e passou por Madureira, Portuguesa, Santos, Coritiba e Flamengo no mata-mata.
A grande decisão da Copinha será nesta quinta-feira (25/1), a partir das 15h30, na Neo Química Arena.