CRUZEIRO

Cinco curiosidades sobre Cifuentes, volante que negocia com o Cruzeiro

Veja cinco curiosidades sobre José Cifuentes, volante do Rangers e da Seleção Equatoriana que negocia com o Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

De saída do Rangers, José Cifuentes estuda possibilidades para o futuro. O Cruzeiro negocia a contratação do volante de 24 anos, que disputou Copa do Mundo pela Seleção Equatoriana e passou por três ligas diferentes. Veja abaixo cinco curiosidades que o No Ataque levantou sobre o atleta.

Antes de chegar ao futebol escocês e vestir a camisa do Rangers, Cifuentes jogou em três clubes: Universidad Católica e América de Quito, do Equador, e Los Angeles FC, dos Estados Unidos.


Cifuentes viveu temporada ‘artilheira’ na MLS

Meio-campista ‘box-to-box’, que joga de uma área à outra e tem boa chegada ao ataque. É assim que analistas táticos descrevem o estilo de jogo de Cifuentes. O equatoriano atua majoritariamente como segundo volante e já teve médias altas nos dois setores do campo.

Em sua melhor temporada, Cifuentes conseguiu entregar grande volume ofensivo, com finalizações e passes. Isso ocorreu em 2022, na Major League Soccer (MLS), quando atuou em 39 partidas, marcou sete gols e distribuiu oito assistências pelo Los Angeles FC.

Volante disputou final contra Larcamón e Romero

O jogador disputou a maior final da carreira em 2023. Nesse ano, Cifuentes participou das duas partidas da decisão da Liga dos Campeões da Concacaf, entre LAFC e León, do México.

A equipe do meio-campista perdeu as partidas de ida e volta para os Esmeraldas e foi vice-campeã continental. Os mexicanos eram treinados por Nico Larcamón, o novo técnico do Cruzeiro.

Outro conhecido torcida celeste que estava naquele elenco do Léon é o volante Lucas Romero, que já havia passado pela Toca da Raposa e retornou em 2024.

Leia: Larcamón elogia Felipão antes de clássico entre Atlético e Cruzeiro

Antigo alvo do técnico Pep Guardiola

Antes de deixar o Equador rumo aos Estados Unidos, Cifuentes quase teve um destino bem diferente. Em 2019, o atleta atraiu olhares do Manchester City. Nesse período, o milionário time inglês já eram comandado por Pep Guardiola e tinha acabado de ser bicampeão consecutivo da Premier League.

O motivo da negociação ter avançado foi uma recusa do América de Quito em liberar Cifuentes. Maior rival do Rangers, o Celtic também se interessou pelo jogador, que foi um dos destaques do Equador no título da Copa do Mundo Sub-20 daquele ano.

Equatoriano foi campeão mundial na base

Cifuentes viveu um momento especial pelo seu país. Além do título mundial na base, o volante fez parte de outro grande elenco local. Em 2022, ele foi um dos 23 convocados do Equador para a Copa do Mundo no Catar.

A seleção, porém, não fez boa campanha e foi eliminada na primeira fase do torneio. Os equatorianos ficaram com seis pontos, em terceiro lugar no Grupo A, que também tinha Holanda (1º), Senegal (2º) e Catar (4º). José participou de dois dos três jogos.

Cifuentes teve desempenho abaixo do esperado no Rangers

Campeão da MLS em 2022 e vice-campeão em 2023, Cifuentes deixou o Los Angeles FC como um ícone do clube norte-americano. Ele foi vendido ao Rangers em agosto do ano passado, por cerca de 1,2 milhão de euros (mais de R$ 7 milhões).

Leia: Clube da Série A anuncia contratação de treinador campeão pelo Cruzeiro

Compartilhe