CRUZEIRO

Cruzeiro: o que falta para José Cifuentes ser anunciado pelo clube celeste

Cruzeiro e Rangers, da Escócia, têm acordo bem encaminhado pelo empréstimo do volante José Cifuentes por uma temporada

O Cruzeiro está perto de fechar mais uma contratação para o primeiro semestre de 2024. Trata-se do volante José Cifuentes, que pertence ao Rangers, da Escócia. Contudo, a chegada do jogador equatoriano de 24 anos à Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, ainda deve demorar alguns dias.

A reportagem de No Ataque apurou que Cifuentes só deve se apresentar ao clube celeste para fazer exames médicos e assinar contrato após o Carnaval. A demora se deve ao fato de o meio-campista ter que resolver trâmites burocráticos para seguir com as tratativas.

Cifuentes deixará a Escócia nesta sexta-feira (9/2) e tem como destino o Equador. Ele ficará no país natal por cerca de seis dias até acertar todas as pendências da mudança e regularizar a documentação trabalhista exigida para exercer a profissão no Brasil.

Por esse motivo, Cifuentes ainda não tem passagem comprada para Belo Horizonte. Porém, a expectativa do Cruzeiro é de que o jogador chegue à capital mineira na quinta-feira (15/2).

A informação sobre o avanço nas negociações entre Cruzeiro e Cifuentes foi adiantada pelo Canal Samuel Venâncio e confirmada pela reportagem.

Acerto entre Cruzeiro e Rangers

Cruzeiro e Rangers chegaram a um denominador comum por Cifuentes na semana passada. O clube escocês aceitou emprestar o atleta por uma temporada e com opção de compra dos direitos econômicos ao final do período de cessão.

Cifuentes não vinha sendo utilizado pelos Rangers nos últimos jogos e, por esse motivo, buscava novos ares. Embora não entre em campo desde 14 de dezembro de 2023, o volante mantém a forma física nos treinamentos.

O Cruzeiro tem até o dia 7 de março para regularizar José Cifuentes no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Essa é a data do encerramento da primeira janela de transferências de 2024.

José Cifuentes disputou a Copa do Mundo de 2022, no Catar, pelo Equador(foto: Divulgação/Fifa)

Volante é conhecido de Larcamón

Cifuentes também é um velho conhecido de Nicolás Larcamón. O equatoriano já enfrentou o atual técnico do Cruzeiro em duas oportunidades no ano passado. Eles estiveram frente a frente nas partidas finais da Liga dos Campeões da Concacaf, entre León, do México, e Los Angeles FC, dos Estados Unidos.

Na oportunidade, Cifuentes levou a pior. A equipe do meia perdeu os jogos de ida e volta para o time de Larcamón e foi vice-campeã continental.

Carreira de José Cifuentes

José Cifuentes despontou para o futebol no Universidad Católica, do Equador, em 2016. Ainda no país de origem, teve passagem apagada pelo América de Quito por empréstimo.

Em 2020, Cifuentes se transferiu para o Los Angeles FC, clube pelo qual teve maior destaque na carreira. De acordo com as estatísticas do site OGol, o volante disputou 120 partidas pelo time norte-americano, marcou 15 gols e deu 19 assistências.

As boas atuações no LA credenciaram Cifuentes à disputa da Copa do Mundo de 2022. Ele entrou em campo em dois jogos do Equador no Mundial do Catar.

Campeão da MLS em 2022 e vice-campeão em 2023, Cifuentes deixou o Los Angeles como um ícone do clube. Ele foi vendido ao Rangers em agosto do ano passado, por cerca de 1,2 milhão de euros (mais de R$ 7 milhões).

Compartilhe
Sair da versão mobile