Fernando Seabra deixou o Cruzeiro após uma sequência de títulos no time Sub-20 e passagem invicta como interino do profissional. Segundo o diretor de futebol Pedro Martins, o clube celeste tinha planos para que o técnico de 46 anos assumisse em definitivo a equipe principal da Raposa.
A saída de Seabra ocorreu após o vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. O treinador aceitou uma proposta para comandar o elenco Sub-23 do RB Bragantino. No ano passado, ele foi campeão mineiro e da Copa do Brasil Sub-20 e participou da campanha de recuperação do Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro.
Pedro Martins, em entrevista ao No Ataque
“Quando o Fernando sai do profissional e volta para o Sub-20, ao final do Campeonato Brasileiro, nós deixamos bem claro que tínhamos um plano para o futuro dele. Inclusive, que o nome dele havia sido analisado como uma possibilidade para assumir a equipe profissional. Deixamos claro que não seria naquele momento, mas que estava se desenhando um projeto para ele assumir o profissional do Cruzeiro, porque acreditamos que ele é um ótimo profissional, um treinador que tem futuro”
“Fernando entendeu e percebeu que isso seria uma possibilidade. Mas, quando vem a proposta do Red Bull Bragantino, ele coloca diversos aspectos pessoais (em questão). Do nosso lado, a gente se limita a apresentar o plano de progressão profissional e financeiro (do clube), mostra que tem um projeto para ele. Mas, no fim do dia, a decisão é pessoal e particular, a gente respeita. Eu desejo muito sucesso a ele. Acho que ele é um profissional brilhante, tem um ótimo futuro pela frente”, complementou o dirigente.
Leia: Pedro Martins explica por que o Cruzeiro recusou propostas internacionais por Pedrão e Bruno Alves
Passagem de Fernando Seabra pela Raposa
O Cruzeiro virou Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no fim de 2021. Fernando Seabra foi contratado pelo clube em março do ano seguinte, já para a categoria Sub-20. O treinador permaneceu no cargo até janeiro de 2024
Ao longo do último Campeonato Brasileiro, Seabra teve duas oportunidades de comandar o time profissional do Cruzeiro. Primeiro, no empate por 0 a 0 com o Bragantino, em setembro, pela 22ª rodada. Isso ocorreu logo após Pepa ser demitido do cargo.
O sucessor do treinador português foi Zé Ricardo, que também não durou até o fim da competição. Nas partidas finais, Seabra e o diretor Paulo Autuori se uniram para formar uma comissão técnica interina. A dupla conseguiu duas vitórias e quatro empates em seis rodadas, salvou o Cruzeiro do rebaixamento e ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana.
Após o fim do Brasileirão, a Raposa contratou o treinador Nicolás Larcamón. O argentino já participou de três jogos no Campeonato Mineiro: vitórias sobre Villa Nova (2 a 1) e Atlético (2 a 0) e empate com o Athletic (1 a 1).
Cruzeiro já tem um substituto para Seabra?
Pedro Martins afirma que o Cruzeiro ainda não decidiu qual será o próximo técnico do time Sub-20. O diretor de futebol explicou por que o clube não tem ‘pressa’ em definir o sucessor de Fernando Seabra.
“Nós estamos tocando um processo de seleção e conversando com alguns candidatos. Tenho certeza que vamos encontrar um bom profissional para liderar a categoria. Pode ser alguém do clube, porque temos bons profissionais aqui dentro, ou de fora. Estamos justamente avaliando essa possibilidade. Queremos tomar a decisão nos próximos dias, mas preferimos decisão certa do que rápida.”
“Como a categoria está de férias, e tem um tempo para ela retornar ao regime de competições, a gente vai tomar o cuidado necessário para fazer a melhor escolha para o Cruzeiro Ele nos ligou durante a Copa São Paulo para comunicar que tinha recebido uma proposta e que tinha interesse em aceitar”, complementou o gestor.