A final da Supercopa Feminina de 2024 entre Corinthians e Cruzeiro terá novidade para o público. A árbitra Deborah Cecília Cruz Correia vai explicar as decisões revisadas pelo VAR no jogo marcado para as 10h30 de domingo (18/2), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Os anúncios serão feitos pelo microfone dos árbitros. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar a medida testada recentemente no Mundial de Clubes. O plano é adotar o sistema em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, explicou como o processo será feito pelos árbitros. “São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele (ou ela) vai explicar o motivo e qual a decisão tomada”, afirmou ao site oficial da Confederação.
“É um passo adiante, dá mais transparência. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. O uso dessa ferramenta humaniza a figura do árbitro, pois dá a ele o poder de explicar sua decisão final”, complementou Seneme.
Arbitragem para Corinthians x Cruzeiro
A equipe de arbitragem da decisão da Supercopa Feminina será formada pela árbitra Deborah Cecília Cruz Correia, pelas assistentes Barbara Roberta da Costa Loiola e Maira Mastella Moreira; pela quarta árbitra Adeli Mara Monteiro; além de Juliana Vicentin Esteves como quinta árbitra e de Regildenia de Holanda Moura como inspetora.
Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, acompanhado da assistente Andrea Izaura Maffra Marcelino e do observador Péricles Bassols.
O Corinthians chegou à decisão da Supercopa ao passar por Internacional e Ferroviária, enquanto o Cruzeiro superou Real Brasília e Avaí Kindermann.