Em negociação avançada para ser jogador do Cruzeiro na temporada de 2024, Álvaro Barreal já concorreu ao prêmio Puskás, da Fifa. Em 2023, o atacante de 23 anos, que pertence ao FC Cincinnati, dos Estados Unidos, foi indicado à votação que elege o gol mais bonito do ano no esporte.
Barreal ganhou destaque mundial ao marcar um golaço na vitória do Cincinnati por 3 a 1 sobre o Pittsburgh Riverhounds, em 6 de junho do ano passado, pelas quartas de final da US Open Cup. Ele recebeu cruzamento na meia-lua da área e acertou um belo chute de primeira, de perna esquerda. A bola foi no ângulo esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro adversário.
Na mesma partida, Barreal ainda deu uma assistência para o terceiro gol do time de Ohio.
Com o golaço, Álvaro entrou na lista dos 11 indicados ao gol mais bonito. Contudo, ele não esteve entre os finalistas do Puskás. O vencedor do prêmio de gol mais bonito foi o brasileiro Guilherme Madruga, autor de uma verdadeira pintura pelo Botafogo-SP no triunfo por 2 a 0 diante do Novorizontino, na Série B do Campeonato Brasileiro.
Negociação com o Cruzeiro
O portal No Ataque apurou que o Cruzeiro tenta o empréstimo oneroso de Barreal até dezembro deste ano. O clube mineiro está disposto a desembolsar cerca de 300 mil dólares (R$ 1,4 milhão) para contar com a promessa argentina.
Na operação, a Raposa ainda teria a preferência para exercer a opção de compra dos direitos econômicos do atleta após o fim do período de cessão. Entretanto, o valor não foi revelado pela fonte ouvida pela reportagem.
Barreal é esperado na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, ainda nesta semana para fazer exames médicos e assinar contrato.
A informação sobre as tratativas entre Cruzeiro e Cincinnati por Barreal foi adiantada pelo canal Pasión Fortinera, da Argentina, e confirmada por No Ataque.
Álvaro Barreal é destaque na MLS
Barrael fez ótima temporada pelo Cincinnati na Major League Soccer (MLS) em 2023. Em 36 partidas no campeonato nacional dos Estados Unidos, fez sete gols e deus sete assistências aos companheiros de equipe. O argentino ainda participou de outros seis gols do time da Conferência Leste em outros torneios com formato de mata-mata.
A promessa argentina vinha atuando como ponta-esquerda no Cincinnati, ajudando desde a fase defensiva. O estilo de jogo de Álvaro despertou a atenção de Nicolás Larcamón, técnico do Cruzeiro. Compatriota do atacante, o treinador tem observado bastante os mercados alternativos nesta janela de transferências para indicar jogadores ao time mineiro.
O camisa 31 do Cincinnati chegará ao Cruzeiro para suprir uma das carências do elenco. Ele será opção para o lado esquerdo do ataque e concorrerá por uma vaga com Arthur Gomes, titular absoluto na posição com Larcamón.